"Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário." (Provérbio japonês)



“Presos ou soltos, nós, seres humanos, somos muito cegos e sós. Quase nunca conseguimos transcender os nossos estreitos limites para enxergar os outros e a nós mesmos sem projetar o nosso próprio vulto na face alheia e a cara dos outros na nossa.”

Visite meu arquivo .

Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

MUDE !! Mude devagar, MAS MUDE !!

                            Dê apenas um passo , mas MUDE!! 



Mudar , não significa tomar decisões radicais ou elaborar projetos de vida
mirabolantes .
Mudar implica em fazer algo diferente do que se vem fazendo rotineiramente .É tomar consciência das próprias atitudes e de qual o preço que se está pagando pela vida sem prazer. É fazer mudanças pequenas no seu dia a dia, mas que farão grandes diferenças na própria e na vida do outro. E com certeza para melhor!!
                         Como escreveu Fernando Sabino:  "Toda mudança é para melhor".
 Existem pessoas que preferem não mudar .Essas  pessoas temem mudar sua forma de ser e viver com receio de que essa mudança acabe por destruir seus relacionamentos ou trazer  crise para essa relação. Sim , evidentemente que toda mudança inicialmente provoca uma desarmonia temporária.A mudança pode sim, detonar crise e conflitos ,mas, se existe amor, essa relação sobreviverá, e se acabar, foi porque ela nunca existiu de verdade - o problema estava no vínculo ! Melhor sofrer pelo que acabou do que viver uma farsa .
Pensar que está tudo bem assim, deixa como tá que é melhor, é o chamado medo de sair da zona de conforto - mas não deixa de ser  uma escolha!   Nessa decisão, existe implícito  um medo grande de enfrentar o ônus cobrado pela mudança A zona de conforto , que de conforto só tem o nome, faz com que o indivíduo se torne escravo de seus medos e angústias. Esses medos podem  levar o ser humano aos problemas psiquiátricos mais comum no nosso século: a sindrome do pãnico e depressão.
 Tudo que nós humanos precisamos na vida,  é sermos quem verdadeiramente somos - o que por si só já não é fácil , imagine quando é  outro ser o  que nos impede?
Lembro- me de uma entrevista que ouvi com o Psicanalista Eduardo Mascarenhas, que lançou uma pergunta no ar para milhões de espectadores pensarem: "quem nunca desejou a morte do seu companheiro(a)?"  - foi um verdadeiro assalto às  mentes humanas.O ser humano ama e odeia ao mesmo tempo.Todos somos seres ambivalentes  -   infeliz de quem não conseguir enxergar e admitir isso.   Na verdade, quando esse pensamento invade ,não estamos desejamos a morte do amado(a) companheiro, mas a morte do que  impede a nossa energia vital fluir : o nosso EU !  o nosso EU com suas expressões, com seus erros e acertos, com sua liberdade de ir e vir  , com seus desejos  etc...
Na grande maioria das relações essa "morte do EU" é vivida a dois, ou seja, um mata o outro- a típica relação neurótica. Esse fato é muito comum
acontecer com mulheres e filhos de alcolistas.No programa do  AL -ANON
( Ajuda para familiares de alcoólicos) eles mostram e esclarecem essa questão, pois esse sentimento gera muito sentimento de culpa nos familiares.
Segundo a psicologia , mudar é muito difícil, por que a mudança nos remete ao nosso nascimento cuja mudança brusca de ambiente nos deixou uma marca para toda a vida.É o trauma do nascimento.

Se nascer é traumático , viver não é obrigado a ser um trauma .Viver pode ser um espetáculo!!

MUDE !! mude devagar, MAS MUDE !!

Rejane P. Ramos




Para reflexão :

Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Ele contou a seu chefe os seus planos de largar o serviço de carpintaria e de construçao de casas e viver uma vida mais calma com sua familia. 
que ele sentiria falta do pagamento mensal, mas ele necessitava da aposentadoria. O dono da empresa sentiu em saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu a ele que construísse uma última casa como um favor especial.

O carpinteiro consentiu, mas com o tempo era fácil ver que seus pensamentos e seu coração não estavam no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e se utilizou de mão de obra e materiais primas de qualidade inferior. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.

Quando o carpinteiro terminou seu trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e entregou a chave da porta ao carpinteiro. "Esta é a sua casa", ele disse, "meu presente a você." Que choque! Que vergonha! Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora ele teria de morar numa casa feita de qualquer maneira.

Assim acontece conosco. Nos construímos nossas vidas de maneira distraída, reagindo mais que agindo, desejando colocar menos do que o melhor. 
Nos assuntos importantes nos não empenhamos nosso melhor esforço. Então, em choque, nos olhamos para a situação que criamos e vemos que estamos morando na casa que construímos. Se soubéssemos disso, teríamos feito diferente. 
Pense em você como o carpinteiro. Pense sobre sua casa.
Cada dia você martela um prego novo, coloca uma armação ou levanta uma parede. Construa sabiamente. É a única vida que você construirá. Mesmo que você tenha somente mais um dia de vida, este dia merece ser vivido graciosamente e com dignidade. A placa na parede está escrito: "A vida é um projeto de faça você mesmo." Quem poderia dizer isso mais claramente? Sua vida de hoje é o resultado de suas atitudes e escolhas feitas no passado. Sua vida de amanha será o resultado de suas atitudes e escolhas que fizer hoje. 

Existe um texto de Ellen G. White que diz o seguinte: Nós somos arquitetos de nosso próprio destino" Pense nisso!
Colaboração:Henderson Júnior


                             Para assistir ao video ,dê pausa no Playlist .

2 comentários:

  1. Tem selinho pra vc em meu blog, beijos...

    ResponderExcluir
  2. Uippp...!!!
    Já chequei com esses textos arrasadores!Parabéns!!!
    Já estou bem e de volta!
    Obrigada pela força!
    Bjssss...

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita.
Volte sempre!!
Rejane

Textos no arquivo :

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe "Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!" Clarice Lispector

Mudanças


"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe





"Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!"



Clarice Lispector