"Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário." (Provérbio japonês)



“Presos ou soltos, nós, seres humanos, somos muito cegos e sós. Quase nunca conseguimos transcender os nossos estreitos limites para enxergar os outros e a nós mesmos sem projetar o nosso próprio vulto na face alheia e a cara dos outros na nossa.”

Visite meu arquivo .

Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de abril de 2012

"O seu pior inimigo é você mesmo!"



 Por: Willian Rezende Araújo


Cada um de nós conscientemente busca aquilo que considera a sua felicidade. Para uns é o dinheiro, para outros o status, o conhecimento, a cultura, a beleza, a segurança, a família, o amor... A lista é infinita. Em nível racional todos querem obviamente conseguir os seus objetivos , mas duas coisas podem acontecer então. Ou se obtém o que se desejava e descobre-se após algum tempo que aquilo não trouxe a almejada felicidade ou não se consegue as metas idealizadas e ai mergulha-se na infelicidade. Em ambos os casos fica sempre a frustração . Na primeira situação a reação é tipica é criar-se um novo objetivo externo e a perseguição se reinicia num ciclo vicioso que lembra o cachorro correndo atrás do rabo - nunca o alcança. Como a maioria das pessoas não se permitem ver -se como realmente são, na segunda situação a tendência quase universal é encontrar uma explicação para o fracasso através da projeção externa. O mundo e as pessoas é que são os verdadeiros culpados. "A vida é uma guerra". "Os outros querem sempre me derrubar". "Pobre de mim, que trabalho tanto e luto sozinho e ninguém me ajuda ou compreende". E por esse caminho de auto piedade e autojustificativas cria-se uma falsa sensação de conforto e acomodação que só servirá para mantê-las exatamente como sempre foram, ou seja, continuarão com o jogo do fracassado.
Nisso tudo o que as pessoas não percebem é que há uma verdade que nem sempre é fácil de assimilar à primeira vista: o meu maior inimigo, aquele capaz de causar-me os maiores danos, sou eu mesmo! Ninguém prejudica tanto a mim, como eu próprio! Você é o único responsável por você mesmo, é você quem faz seu destino. Mas aí surge imediatamente uma pergunta: se sou eu quem faço as coisas acontecerem ou não, que parte minha cometeria a loucura de causar dor e dificuldade a mim mesmo? É uma porção muito escondida em seu interior mais profundo que promove o seu processo de autodestruição e que tráz uma mensagem gravada a fogo e ferro: "eu não mereço". É surpreendente, mas incoscientemente nós mesmos nos boicotamos em nossos propósitos por causa dessa crença que nos foi imposta sutilmente na infância. Você já observou como você e quase todas as outras pessoas se sentem profundamente desconfortáveis e constrangidas quando recebem um elogio em público? É incrível, mas temos vergonha de possuirmos alguma característica positiva! E as poucas que não o sentem e pelo contrario estão sempre buscando ser elogiadas, são exatamente as que mais se detestam e têm fome de ouvir elogios porque a sua mensagem interior negativa é muito mais forte ainda! Outro exemplo: quantas vezes você foi assaltado pela culpa, por acusações severas de seu juiz interior nas ocasiões em que , depois de muitas dúvidas você decidiu comprar alguma coisa que você desejava tanto ? Passada a euforia inicial e que geralmente dura pouco, aquelas sensações desagradáveis aparecem e tiram todo o prazer com relação ao presente que você se deu depois de tanto tempo de espera! Mais uma vez: eu não mereço. Isso tudo dá a medida do quanto temos que iniciar urgentemente um trabalho interior que nos leve ao verdadeiro amor e respeito por nossa propria pessoa e que nos permita pensar com tranquilidade e sem nenhuma culpa: "eu mereço sim!" E isso não é egoismo é valorização de si mesmo.



Um comentário:

  1. O silêncio é o melhor ataque que pode se dar ao inimigo, sendo assim ele se destruirá de forma implacável como um trem saindo dos trilhos e caindo montanha abaixo. Melhor que destruí-lo com nossas próprias mãos é ver caindo sozinho montanha abaixo.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita.
Volte sempre!!
Rejane

Textos no arquivo :

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe "Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!" Clarice Lispector

Mudanças


"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe





"Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!"



Clarice Lispector