"Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário." (Provérbio japonês)



“Presos ou soltos, nós, seres humanos, somos muito cegos e sós. Quase nunca conseguimos transcender os nossos estreitos limites para enxergar os outros e a nós mesmos sem projetar o nosso próprio vulto na face alheia e a cara dos outros na nossa.”

Visite meu arquivo .

Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de abril de 2011

Por que sabotamos nossa felicidade?






                           Por :Eunice Ferrari



 "A felicidade está onde a colocamos e não onde a procuramos"



Ultimamente tenho dedicado parte de meu tempo no estudo do tema felicidade, principalmente por observar o quanto essa pequena palavra pode significar para cada um de nós separadamente.
Felicidade é um tema universal, é um estado de ser que todos nós, sem exceção, buscamos, mas poucos de nós conseguem contatá-la. Como é um estado de espírito, a felicidade está dentro, e não fora de nós.
E por mais que busquemos a felicidade em coisas como um salário maior, um grande amor, ou qualquer coisa que não esteja dentro de nossos corações, não conseguiremos encontrá-la. Você já parou para se perguntar o que o torna feliz ou infeliz? Qual o verdadeiro significado da felicidade para você?
Penso que felicidade é um estado que brota a partir do sentimento de liberdade e prazer. Penso ser impossível sentir-se feliz se não nos sentirmos livres. Mas certamente, aquilo que me faz feliz, pode não fazer sentido algum para você. Aceitar as diferenças é também uma forma de construção da felicidade.
Muitas pessoas consideram a infância como uma época de grande felicidade, e vivem mais no passado, idealizando-o, e consequentemente negando a vida presente. Mas é agora, no momento presente, que devemos depositar todas as nossas energias na construção de uma vida mais plena e feliz.
O passado existe apenas em nossas memórias, a não ser em casos especiais, onde alguns traumas não resolvidos ainda gritam com força nos impedindo a felicidade.
Todos nós queremos que nossas vidas sejam mais do que a luta pela sobrevivência. Todos nós sentimos amor, temos vida, sonhos e fantasias em nossos corações, e na maioria das vezes não damos vazão a esses maravilhosos sentimentos.
Mas afinal, por que deixamos que nosso amor e alegria desapareçam, se sonhamos diariamente com a felicidade, e procuramos por todo o tempo o amor? Por que sabotamos nossa felicidade? Por que temos tanto medo da liberdade e do prazer? Por que anestesiamos nossos sentimentos, nossas sensações corporais?
Na realidade, enquanto estivermos anestesiados, não conseguiremos nenhum sucesso em nossa busca, pois quando o prazer está ausente de nossas vidas, quando perdemos a sensação de prazer, a felicidade é apenas uma ilusão.
Acredito que precisamos urgentemente resgatar algo muito primitivo de dentro de nós. Uma certa liberdade e prazer que deixamos lá atrás, nas mãos de nossos ancestrais. Algo natural e humano, até mesmo um pouco selvagem, não domesticado, que está impresso em nossa memória celular. Lentamente nossos sentimentos foram calados, humilhados, silenciados, enfraquecidos, e pior, acreditamos em toda história que nos contaram!
Somos, na maioria, filhos de pais autoritários, frutos de uma sociedade autoritária, onde a expressão de nossos sentimentos e de nosso prazer foi brutalmente amordaçada. E enquanto nos sentirmos prisioneiros desses padrões, não poderemos trilhar absolutamente o caminho em direção à plenitude de ser.
Estamos todos atolados no medo. Receamos nos aventurar, criar, gostar de alguém; temos medo de nossas próprias atitudes, especialmente aquelas que brotam espontaneamente, da pulsação de nossos corpos. Temos vergonha de amar, de cantar, assobiar, de rir sozinhos, de abraçar, beijar, de sentir prazer!
Nos tornamos áridos, secos, mordazes, inteligentes demais. Mas a boa notícia é que o mesmo remédio que mata é o que cura; todos nós trazemos em nossa psique a possibilidade de irrigação, fertilização e auto cura.
Perceba-se em seu dia a dia. Comece observando cada atitude que o leve na direção oposta à felicidade. Observe atentamente o predador que traz dentro de você. Como se estivesse em um quarto escuro com uma serpente, observe atentamente, sem descanso. Olhe-o de frente, bem dentro de seus olhos.
Mas cuidado, não subestime-o, pois ele é poderoso. Esse predador nasceu de vozes muito convincentes, na maioria das vezes destrutivas, que tentaram fazer você acreditar que não é bom o suficiente.
Engane-o, finja obedecê-lo, tratá-lo com carinho, e crie inteligentemente uma grande armadilha para aprisioná-lo, e tranque-o. Guarde as chaves com você, nunca as dê para outra pessoa.
Somente quando você tiver coragem suficiente para aprisionar esse carcereiro, poderá seguir em direção à tua liberdade, ao prazer, e consequentemente à tua tão sonhada felicidade.

Fonte: Esoterico



"Tem que sentir aqui dentro.Quando sentir o ritmo do
coração, vá  embora!!  "

Tudo é dentro da gente!!

6 comentários:

  1. Desculpe a minha ausência,estou voltando aos poucos!

    Beijo meu.

    ResponderExcluir
  2. Rejane,
    Excelente o texto, muito bom! Agora é refletir e digerir o que se leu. Gostei muito!
    Amanhã estarei me mudando de apartamento. Será um pouco corrido mas devo ficar desplugada uns dois dias e como tb não irei ao trabalho talvez a gente se torne a falar lá pela sexta-feira.Super obrigada pelo carinho a mim dispensado esses dias lá no Amadeirado.
    Volto já, não se esqueça de mim...rsrs... Beijos com muito carinho!

    ResponderExcluir
  3. Rejane...
    Adorei o tema postado. Parabens pela escolha, nao poderia ter sido melhor.
    Concordo plenamente. Procuramos a felicidade fora da gente e nao dentro.
    So fui descobrir isso depois que comecei a cuidar um pouco do meu lado espiritual.Descobri o quanto estava enganada em minhas conviccoes.
    Mas nunca 'e tarde. Um dia a gente acorda.
    Aprente que felicidade esta no ser e nao no ter. Vc almeja um objeto..por quanto tempo ele te da prazer, um dia? uma semana.
    Ao passo que se vc olhar pra dentro de si, fazer o que vc gosta, fazer algo pra colaborar para que este mundo se torne melhor, servir, compartilhar, silenciar-se muitas vezes., ser verdadeiro. Isso e felicidade..A meditacao e um bom remedio.
    Antes eu achava que para ser amigo, tinha que sofrer junto.
    Nao 'e justo compartilhar tristeza. Ser amigo e estar presente, estar solidario, servir. Nao preciso sofrer a dor do outro para mostrar que o
    amo. Precisamos acreditar que merecemos ser feliz. Precisamos nos perdoar. O que passou, se fizemos algo de errado, o erro serviu de aprendizado. Vamos fazer um presente belo e feliz para que o futuro seja resultado deste plantio.
    O agora e o que importa.
    Desculpe a falta de assentos no meu comentario, este computador e da minha filha. Nao sei como colocar.( rindo)
    Um dia de felicidade para vc!
    Bj
    Ma Ferreira

    ResponderExcluir
  4. Rejane ..escrevi um comentario..espero que tenha ido.
    bjs
    Ma Ferreira

    ResponderExcluir
  5. Parabéns seu Blog é lindo!!! Seguindo ;*

    www.lidivieira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Rejane, minha amiga. Ninguém pode encontrar a felicidade do lado de fora, nos bens materiais ou nas pessoas. A felicidade está nos limites de cada um, dentro de si mesmo e precisa ser sentida, otimizada e alimentada todos os dias. Há um selinho para você no Arca. Chama-se “Este blog é apaixonante”. Está em Mimos 2011. É só rolar a tela para baixo. Fique à vontade para responder ou não as perguntas. Beijos.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita.
Volte sempre!!
Rejane

Textos no arquivo :

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe "Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!" Clarice Lispector

Mudanças


"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe





"Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!"



Clarice Lispector