"Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário." (Provérbio japonês)



“Presos ou soltos, nós, seres humanos, somos muito cegos e sós. Quase nunca conseguimos transcender os nossos estreitos limites para enxergar os outros e a nós mesmos sem projetar o nosso próprio vulto na face alheia e a cara dos outros na nossa.”

Visite meu arquivo .

Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O lado sombrio de todos nós.





Jung, médico-psiquiatra suíço, contemporâneo de Freud, dizia que os seres humanos têm um lado obscuro, sombrio, que ele chamava de sombra, ou seja, aquele lado que escondemos a sete chaves, pois nos envergonha ou nos faz sentir culpa. Por isso, a grande maioria tem medo de admiti-la, tendendo a negá-la, pois é o que há de mais feio dentro de nós.Sendo assim, há uma tendência de escondermos o que realmente somos verdadeiramente, pois aparentamos o que não somos de fato e quanto mais ignoramos esse lado, mais o realçamos.
                                                   
Osvaldo Shimoda





                                            A Integração da Sombra



Por:Margarete Bueno Moscovo



Todos nós temos uma sombra, um lado desprovido de luz, que normalmente desejamos esconder do mundo. Nós procuramos negar-lhe a existência, o que torna a luta mais árdua.
É comum tratarmos nossa sombra de maneira áspera, por não condizer com o indivíduo que queremos exibir para o mundo. Isso nos leva a fingir ser algo que não somos ou a negar a forma como nossa história passada realmente se deu.
Nosso lado sombrio consiste em defeitos de caráter que ocultamos de modo a nos sentir seguros. Tais defeitos são partes de nós mesmos sobre os quais não exercemos nenhum controle real. Vamos pensar nos defeitos, como imperfeições, pois esta estão relacionadas com nossos problemas de controle e nossas tentativas para sermos perfeitos.
A escuridão não é sinônimo de maldade ou negatividade, porém por vezes representa esses conceitos, a nossa sombra, não é necessariamente má ou negativa. A maldade pode originar-se e alimentar-se dos medos humanos, assim como o medo `a dor e ao castigo ou a escuridão. O medo ao castigo mantém boa parte das nossas imperfeições hermeticamente trancadas na escuridão, onde nem nós mesmos queremos tomar conhecimento delas por acreditar que nesse caso, deveríamos nos punir por sua causa. Uma alma dividida entre a escuridão e a luz se mantém fraca: ao contrário, a alma unificada é forte, equilibrada e destemida. Para deixar de punir a nós mesmos para integrar e sobrepujar as partes de nós mesmos que estamos ocultando, devemos olhar para a escuridão acendendo a luz.
A luz da verdade permite-nos olhar para nosso lado obscuro e aceitá-lo enquanto parte de nossa totalidade. Da mesma forma como um espelhinho pode refletir a luz como o farol, se nossa alma estiver iluminada com a luz da verdade, iluminaremos a escuridão com o nosso reflexo próprio e brilharemos como uma fulgurante luz da verdade para o resto do mundo. Para nos mantermos equilibrados e verdadeiramente em paz interior, devemos praticar a honestidade para conosco mesmos descobrir nossa legítima essência e aceita-la
Não nascemos perfeitos, nascemos com determinados aspectos de nós mesmos que são conflitivos, nossos pontos mais fracos podem se tornar nossa maior força. Não superaremos nossas fraquezas se as escondermos ou negarmos nossos sentimentos. Quando começarmos a nos sentir corajosos o bastante para encarar nosso lado sombrio sem julgar nós mesmos como maus, aprenderemos formas de iluminar a escuridão.
Projeção.- A projeção é um mecanismo de defesa que usamos para responsabilizar os outros por nossas próprias faltas ou presumir que uma outra pessoa sente a emoção da qual estamos inundados, mas não queremos encarar, quando não examinamos nosso lado sombrio, podemos terminar projetando-o nos outros. Tomar conhecimento da projeção em nós e nos outros nos permitirá perceber a sombra de nós mesmos e dos outros. Se conseguirmos separar a mágoa de uma agressão e olhar para aquilo que a pessoa que nos agride está projetando, poderemos aprender um bocado a respeito disso e do espaço de onde as projeções se originam.
É virtualmente impossível não nós projetarmos ; detectamos partes de nós mesmos nos outros, aquilo que mais percebemos nos outros quer de positivo ou negativo, são aspectos do nosso próprio eu. Para vermos o que está atrás de nos precisamos de um espelho. Existem partes de nossa personalidade que só conseguimos enxergar quando refletidas na personalidade do outro.
Usufrua da projeção, quando for objeto de projeção perceba que ela é um Dom no sentido da compreensão e não fique apegado ao que está sendo dito a seu respeito, pratique o desapego. Quando você mesmo estiver projetando , aprenda a investigar aquilo que está projetando e determine se é prejudicial para si próprio e para aqueles que o rodeiam. A atenção e a vigília conduzem a uma progressão natural de novas escolhas e maneiras de ser. 



Margarete Bueno Moscovo

Psicóloga  especialista em PSICOLOGIA CLÍNICA e PSICOLOGIA EDUCACIONAL .
Atua com  LUDOTERAPIA e TERAPIA PSICO-MOTORA, com formação psicanalitica.


"Aquele que conhece os outros é sábio.
Aquele que conhece a si mesmo é iluminado. "






"Não há ninguém no mundo que não tenha um lado sombrio".
Essa frase é de Deepak Chopra, tirada do livo O Efeito Sombra: encontre o poder escondido na sua verdade, escrito em parceria com Debbie Ford e Marianne Williamson.
Um livro imprescindível para aqueles que seguem a máxima socrática do conhece-te a ti mesmo.
Em síntese, dizem os autores que nos tornamos temerosos quanto ao que podemos encontrar se olharmos dentro de nós mesmos; portanto, em vez disso, escondemos a cabeça e nos recusamos a enfrentar o lado sombrio.
Correr da sombra apenas aumenta o poder dela. Negá-la apenas conduz a mais dor, sofrimento, tristeza e sujeição. Se falharmos em assumir a responsabilidade de extrair a sabedoria que está oculta no fundo de nossa consciência, a treva assume o comando e, em vez de sermos capazes de assumir o controle, a escuridão acaba nos controlando, provocando o efeito sombra.
Até que aceitemos tudo o que somos, o efeito sombra terá poder para retardar nossa felicidade. Se passar sem reconhecimento, a sombra nos impede de sermos plenos, de alcançarmos nossos melhores planos, e nos faz viver uma vida pela metade.
Quando não nos escondemos mais de nossa sombra o oposto do que tememos é, de fato, o que acontece. Em vez de vergonha, sentimos é leveza. Em vez de constrangimento, ganhamos coragem. Em vez de limitação, experimentamos a liberdade, a oportunidade, o crescimento.
Longe de assustador, abraçar nossa sombra nos concede uma plenitude, permite que sejamos reais, reassumindo nosso poder, libertando nossas potencialidades e realizando nossos sonhos.
O advogado tem seu lado sombrio. O cliente tem seu lado sombrio. O juiz, o promotor, o delegado, têm seus lados sombrios. Quem atua na área criminal mais do que ninguém conhece o lado mais escuro da alma humana.
"Não somos melhores - dizem os autores - nem piores que ninguém, não importa cor, experiência, orientação sexual, aparência ou passado. Não há ninguém no mundo que não tenha um lado sombrio".
É evidente a importância da leitura do livro para o nosso crescimento pessoal e profissional porque nos auxilia a encontrar o poder escondido do Eu Euperior no lado obscuro de cada eu inferior.


 Clique aqui: Revista veja  e faça o teste para conhecer o seu lado sombrio.




2 comentários:

  1. Por outras palavras :todos nós temos um lado da lua que não mostramos a ningém.
    Excelente texto com sempre.

    Obs:Obrigado pelas suas palavras de carinho.

    Beijo meu.

    ResponderExcluir
  2. Olá..
    .
    Muito interessante esses texto sobre a nossa sombra. A nossa tendencia realmente é resaltar nossas qualidades e olhar os defeitos nos outros.
    Feliz é aquele que se conhece.
    Eu procuro me conhecer. E no fundo a gente sabe qual é a nossa sombra mas muitas vezes escolhemos esconde-la.
    Eu tenho tentado melhor com terapía e espiritualidade.
    Não fecho os olhos para os pontos que acho negativo.
    Me trato com carinho, pq sei que o que sou hj depende das histórias ppelas quais passei. Mas também não uso isso como desculpa.
    Quero ser uma pessoa melhor. Quando eu melhoro o mundo melhora.
    Tem certos comportamentos meus que reicidem, apesar de ter conciencia deles.
    As vezes eu recebo como teste. É teste. ainda não estou pronta. E ponto. Não fico me martirizando. Continuo a luta....

    Nossa..cheguei aqui por acaso e ja escrevi td isso.

    Te convido a conhecer meu blog.
    Sou ceramista.
    www.mdfbf.blogspot.com

    Ma Ferreira

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita.
Volte sempre!!
Rejane

Textos no arquivo :

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe "Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!" Clarice Lispector

Mudanças


"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe





"Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!"



Clarice Lispector