"Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário." (Provérbio japonês)



“Presos ou soltos, nós, seres humanos, somos muito cegos e sós. Quase nunca conseguimos transcender os nossos estreitos limites para enxergar os outros e a nós mesmos sem projetar o nosso próprio vulto na face alheia e a cara dos outros na nossa.”

Visite meu arquivo .

Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Você tem MEDO ou RAIVA do DINHEIRO?


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDlJV4iIRhLrdsY3sYwBtHdyS4X6nU1_MRLQkoDm6svg7oc95FJT2MQc58MvbeyxbimdOyv-A2iOU-1GoGomaXB-Wt_b76guAyeWtgXLchB8BBe_QMTY3hFRrRQHQp3blPVLM-ux46Cwbi/s1600/dinheiro2.jpg


 Você tem MEDO ou RAIVA do DINHEIRO?
 e-moções & consciência

Glória Maria Garcia Pereira
Consultora do Instituto MVC



Cada ser humano monta sua estratégia de vida emocional, de ligação com a VIDA bem como suas relações com o DINHEIRO na infância, geralmente antes dos 7 anos de idade. Como esta estratégia é inconsciente, ela passa a funcionar como piloto automático na vida de cada um.
Tenho conhecido muitas pessoas que já leram vários livros e assistiram inúmeras palestras sobre RIQUEZA e não conseguem mudar de fato suas vidas... Tenho como clientes vários economistas e empresários que sabem tudo sobre Economia, mas suas vidas pessoais são um desastre...
O dinheiro não é só racional. Ele funciona no canal das emoções e das crenças, com registros no nosso sistema neurológico. Então, para atualizar-se frente ao mundo de hoje com o dinheiro eletrônico e virtual, torna-se necessário compreender esta energia propulsora sob todos estes canais.

Tratamos de e-moções como energia em movimento. Ou seja, as emoções nos faz sentir diferentes estados de alegria e tristeza, medo e raiva, vontade e apatia, amor e ódio.
O dinheiro é uma energia que move todos os interesses do planeta. E com as novas tecnologias, desmaterializou-se e se desvinculou do tempo-espaço, estando ao mesmo tempo em todos os lugares e em lugar algum. Multiplica-se e se move na velocidade da luz a partir de decisões como um clic.
Vivendo em um mundo de constantes mudanças, interconectado, movido à energia do dinheiro, como é que você se sente diante das seguintes questões:

1o Bloco de questões:
  • Ganho menos do que preciso ou menos do que mereço? 
  • Tenho medo de ficar pobre? 
  • Tenho medo de ficar sem emprego? 
  • E se não ganhar o suficiente para manter meu padrão social? 
  • Se eu ficar rico não vou para o céu? 
  • Se eu ficar rico serei infeliz? 
  • Não quero ficar rico porque dinheiro não traz felicidade? 
  • Dinheiro não me interessa? 
  • Não trabalho por dinheiro? 
  • Não sou escravo do dinheiro? 
  • Estou insatisfeito no trabalho, mas para onde vou? 
  • Economizo tudo que posso? 
  • Invisto tudo em poupança, renda fixa ou imóveis? 
  • Sou rico mas não posso demonstrar riqueza, tenho medo ? 
  • Tenho medo que meus filhos não saibam usar o dinheiro que tenho?

2o Bloco de questões:
  • Os ricos deveriam dar seu dinheiro para os pobres? 
  • Os ricos são corruptos? 
  • Gasto tudo que ganho? 
  • Gasto mais do que ganho? 
  • Não posso ter cartão de crédito porque sou desequilibrado? 
  • Vivo para pagar dívidas? 
  • Sonho em ser milionário? 
  • Trabalho mais de 10 horas por dia e não posso parar? 
  • Já tentei novos negócios? 
  • Quando insatisfeito, mudo tudo? 
  • Já ganhei muito dinheiro, perdi tudo, ganhei e perdi? 
  • Ganho dinheiro de várias fontes como trabalho, rendas, aplicações?
  • Faço investimentos de risco como ações ou fundos de ações? 
  • Sei multiplicar dinheiro? 
  • Já sou rico e muito feliz? 
  • Lido muito bem com dinheiro? 
  • Sei ensinar meus parceiros, sócios, filhos a lidar com dinheiro?

Estas questões são vitais e as respostas a elas indicam como estão suas e-moções, ou seja, sua relação com a VIDA presente e determinam o seu futuro.
Se a maioria das suas respostas afirmativas encontram-se no primeiro bloco, sua estratégia de vida está apoiada no MEDO. Uma emoção que existe para proteger, que sem ela o indivíduo não sobrevive. Mas preso nesta emoção o indivíduo não deslancha, não consegue sair do velho padrão, não vai para a frente. Está olhando para trás, com bloqueios . Conheço vários empresários muito ricos que fizeram sucesso, de medo de continuarem pobres.. Não interessa a quantidade de bens e dinheiro que eles possuem. Para si mesmos continuam pobres e se sentem, de fato, pobres, porque não se permitem usufruir, porque o MEDO continua instalado, de forma inconsciente, dirigindo a pessoa. Conseqüência: ESCASSEZ !
Pergunta: E se eu quiser enfrentar o meu MEDO?
  • Resposta: Ah! Começamos a entrar no nível da consciência! É um processo que conecta: compreensão mental, sensação físico-emocional e re-programação neurológica (por isso chamada de clic ou insight) . Chega-se ao ponto do bloqueio e libera-se. Então a energia passa a fluir. Resultados: da escassez à ABUNDÂNCIA, estado interior de felicidade e liberdade com fluidez.

Se a maioria das suas respostas afirmativas estão no segundo bloco, sua estratégia de vida está apoiada na RAIVA. A mais forte emoção de sobrevivência, que existe para ação imediata de correr ou atacar. Porém, sem consciência, esta e-moção é que dirige o indivíduo, e por isso, age fazendo grandes acertos e/ou grandes erros. Normalmente são indivíduos de iniciativa, e muitos alternam acertos e erros, sem ter parâmetros. São característicos os empreendedores que já iniciaram negócios e "quebraram" várias vezes, ou ganham muito e perdem (quase) tudo alternadamente.
Pergunta: Dá para só GANHAR e não PERDER?
  • Resposta: Sim, dá para nunca mais perder ou quebrar! Entrando no nível da consciência e percebendo o seu processo em que as e-moções é que têm as rédeas... E com um "clic" interno pode-se alterar o processo. Resultado: ciclos de ABUNDÂNCIA em todos os níveis. Este é o verdadeiro ciclo da RIQUEZA!

É muito interessante quando fico refletindo sobre pessoas muito próximas a mim e vejo os resultados em suas vidas pessoais: com uma infância semelhante, cinco garotos que por dificuldades financeiras de suas respectivas famílias foram levados para um lar-escola onde permaneceram dos 2, 3 anos até os 13, 14 anos, recebendo cuidados, alimentação adequada e educação.
Três deles, irmãos entre si, sentiram muito MEDO e se bloquearam nesta emoção, ficaram na carência do afeto familiar. Não desenvolveram iniciativa nem auto-estima. Como adultos, são pessoas normais, porém, não se sentem felizes consigo mesmos, nem com a família, nem profissionalmente. O MEDO é uma energia que congela, dificulta a iniciativa.
Os dois outros garotos ficaram com muita RAIVA de ficar lá e, inconscientemente, utilizaram esta energia para mudar suas próprias vidas, sendo hoje empresários de grande sucesso na área de moda. Sentem-se pessoas ativas, realizadas, ricas, usufruem da vida e da cultura, felizes consigo mesmas.
Cerca de 80% dos brasileiros não lidam bem com o dinheiro, independentemente da quantidade de riqueza que possuem. Aproximadamente 20% lidam muito bem, porém intuitivamente. Não sabem ensinar esta sabedoria...
Passamos por uma longa história de acumulação de riqueza, de acordo com o lastro ouro. Hoje, o ouro é uma commodity como outra qualquer e a riqueza não é medida em bens físicos e materiais como era antes.
O trabalho sozinho não gera riqueza, pode gerar sobrevivência. Mas o ser humano deve ir muito além da sobrevivência (que é física), para auto-desenvolver-se emocional, mental e espiritualmente.

Trabalhar e-moções e consciência é atuar no centro neurológico das estratégias montadas inconscientemente, para alterá-las.
Aprender a lidar com a ENERGIA do DINHEIRO, multiplicar riqueza, negociar seu próprio talento pessoal, saber cobrar e ter lucro, reservar uma parte dos ganhos para os sonhos, re-aprender a arriscar com as facilidades de hoje, usufruir da vida com alegria e prazer, deve fazer parte da EDUCAÇÃO .
Um LÍDER de verdade sabe lidar com suas próprias e-moções e as dos outros; é um sábio sobre riqueza. Quero dizer, sabe multiplicar e sabe ensinar todos à sua volta a também multiplicarem a riqueza pessoal, familiar e da organização à qual pertencem. A diferença entre o sucesso e o fracasso pessoal, profissional e financeiro é como você lida com as emoções. Se dinheiro é energia, não dá para enganar !
PS. Material retirado dos Workshops Dinheiro: Aprendendo a Conviver com Ele e Emoções & Dinheiro como Instrumentos de Negociação
Fonte:http://www.guiarh.com.br/pp7.htm

2 comentários:

  1. Muito interessante. Acho que a riqueza, assim como quase tudo o mais em ternos de ser humano, é questão de estado de espírito. Tenho certeza que esse estado de espírito se forma ao longo da vida, mas também acredito que nos primeiros anos (como vc disse, antes dos 7 anos) definimos nossa base emocional que será determinante em nosso comportamento pelo resto da vida, não só em relação ao dinheiro, como em relação a tudo o mais.
    Um texto muito útil, um alerta importante.
    Uma semana deliciosa pra vc.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. O que o dinheiro faz por nós não compensa o que fazemos por ele ...

    Beijo.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita.
Volte sempre!!
Rejane

Textos no arquivo :

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe "Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!" Clarice Lispector

Mudanças


"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe





"Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!"



Clarice Lispector