"Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário." (Provérbio japonês)



“Presos ou soltos, nós, seres humanos, somos muito cegos e sós. Quase nunca conseguimos transcender os nossos estreitos limites para enxergar os outros e a nós mesmos sem projetar o nosso próprio vulto na face alheia e a cara dos outros na nossa.”

Visite meu arquivo .

Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O alcoolismo e a conscientização.



Alcoolistas










A minha intenção aqui, não é buscar material crítico sobre os alcoolistas , até porque, serem criticados é do que eles menos precisam.

Na verdade, é mostrar para familiares , amigos, ou até a eles próprios caso tenham interesse, que o alcoolismo é uma doença e que como tantas outras doenças ,existe tratamento.

É bastante procurar ajuda - mas, para que essa ajuda aconteça, é necessário partir do próprio indivíduo o desejo de se ajudar.

  Ajuda que passa em primeiro lugar pela conscientização de receber tratamento multidisciplinar,ou seja, medicamentosa, terapeutica , espiritual etc...

Alcoolismo, eis um tema que não poderia deixar de ser abordado,por ser um problema tão comum e tão devastador nas famílias dentro nossa sociedade.

Álcool e suas consequências: 

Considera-se abuso do álcool quando uma pessoa utiliza, mesmo que não constantemente, álcool em quantidade suficiente para causar problemas de saúde ou de outra espécie, como brigas e acidentes automobilístico.

Mesmo sem ser dependente do álcool, uma pessoa que utiliza o álcool sem moderação pode ter complicações tão ou mais sérias que os alcoólatras.

O alcoolismo é uma doença onde há dependência do uso de álcool.

O alcoólatra tem grande dificuldade de parar de beber, está sujeito aos mesmos riscos do abuso de álcool mas, como não consegue abandonar a bebida, apresenta muitas vezes uma deterioração na saúde, na família, no trabalho e no círculo de amizades.


NOSSA SOCIEDADE E O ABUSO DO ÁLCOOL O abuso do álcool e o alcoolismo estão entre os principais problemas da nossa sociedade.

O álcool é uma droga como a heroína, a cocaína e o crack. Por que ? Porque vicia, altera o estado mental da pessoa que o utiliza, levando-a a atos insensatos, muitas vezes violentos.
Pior, causa mais problemas à família e à sociedade. Infelizmente, faz parte da nossa cultura o seu uso.


DIAGNÓSTICO


O alcoolismo é um conceito completamente diferente.


É uma doença, um vício, devendo ser tratado como tal. Acredita-se que seja causado principalmente por predisposição genética, segundo achados mais recentes, e em menor parte pelo ambiente (mas as pesquisas e opiniões divergem muito sobre essa questão), não podendo ser considerado de modo algum falha de caráter.

Mesmo sendo importante a quantidade do álcool ingerido, essa é uma conseqüência.

Para definir uma pessoa como alcoólatra é mais significativo analisar o impacto do álcool na sua vida e se já tentou parar e não conseguiu. Temos dois questionários mais utilizados para identificar pessoas com abuso de álcool.

O primeiro, chamado de CAGE, é mais simples e foi criado por Mayfield e colaboradores, sendo um bom método para identificar pessoas que precisam de ajuda.

Responda: 

Você já sentiu necessidade de parar de beber ?
Você já se sentiu chateado por pessoas que criticam seu hábito de beber ?
Você já se sentiu culpado por beber ?
Você já bebeu álcool de manhã para acordar ?




Duas respostas SIM indicam abuso de álcool; apenas um SIM pode ser sinal de abuso.


TRATAMENTO


Há, atualmente, várias formas eficazes de se tratar o alcoolismo. O método mais simples, para casos mais leves, é a realização de consultas periódicas com uma equipe multidisciplinar experiente (incluindo psiquiatra ou psicólogo) com o apoio da família, onde são discutidas as dificuldades de abandonar o vício e encorajados os esforços.

Estudos mostram que este é um método eficaz em reduzir o uso do álcool, dependendo diretamente da freqüência das consultas. Outro método muito eficaz são os grupos de auto-ajuda, particularmente os alcoólicos anônimos. Esses são baseados em variações do programa de 12 passos, além de reuniões freqüentes.

Os resultados dos AA são difíceis de avaliar, mas aproximadamente um terço permanece sóbrio de 1 a 5 anos, e um terço por mais que 5 anos. Outro conceito diferente de grupo de apoio é o de "Consumo Controlado", onde recomenda-se o uso em doses adequadas da bebida.

A principal diferença é que no primeiro o alcoólatra tem que reconhecer que é incapaz de controlar a própria vida, no segundo afirma-se que o alcoólatra deve retomar esse controle.

Casos mais sérios devem ser acompanhados por psiquiatra para tratamento psicoterápico e medicamentoso.

Muitos alcoólatras apresentam distúrbios psiquiátricos que necessitam de tratamento, e outros sofrem de sintomas de abstinência quando param de beber, conseqüência da dependência física do álcool.

Geralmente, não é necessária internação para desintoxicação, pois a eficácia não é maior. No entanto, certos casos devem obrigatoriamente ser internados.

CONCLUSÕES

Concluindo, o álcool é responsável, além de diversas doenças, por grande parte dos atos de violência e dos acidentes dos mais variados, desde trânsito até de trabalho.

Apesar das suas conseqüências desastrosas, o ato de beber é considerado parte fundamental do convívio social, dificultando as campanhas (muito aquém do necessário) de conscientização.

No extremo do ato de beber, encontramos os alcoólatras, dependentes do álcool que devem contar com o apoio e compreensão da sociedade para sua recuperação, que deve abandonar o preconceito e tratá-los com respeito.



Fonte de Pesquisa : http://www.hepcentro.com.br/alcoolismo.htm
Trabalho do curso de Rádio e TV da faculdade Metodista de São Paulo. Documentário sobre o A.A. (Alcoólicos Anônimos) e alcoolismo. Entrevista: Gabriel Costa, Félix Filho Entrevistados: "Duda", "Am...






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita.
Volte sempre!!
Rejane

Textos no arquivo :

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe "Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!" Clarice Lispector

Mudanças


"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe





"Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!"



Clarice Lispector