"Caro Professor
Ele
terá que aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são
verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, por cada vilão há um herói,
que por cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor
que por cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale
uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também
a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a
alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os
livros mas deixe-o também perder-se com os pássaros do céu, as flores
do campo, os montes e osvales.
Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos. Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.
Ensine-o a ouvir a todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando está triste, e explique-lhe que por vezes os homens também choram. Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.
Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.
Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos. Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.
Ensine-o a ouvir a todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando está triste, e explique-lhe que por vezes os homens também choram. Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.
Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.
Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e também fé em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.
Eu sei que estou a pedir muito, mas veja o que pode fazer, caro professor. "
Abraham Lincoln, década de 1830, 16º Presidente dos EUA
Eu sei que estou a pedir muito, mas veja o que pode fazer, caro professor. "
Abraham Lincoln, década de 1830, 16º Presidente dos EUA
Esse é um texto escrito a tanto tempo e que tem um conteúdo tão atual
ResponderExcluirIsso acontece quando as mensagens ecerram verdades!!
Muito legal!
um abraço.
Fica a lição de que é necessário que todo educador deve ter'equilíbrio'para poder manusear com conteúdos. "Não se ensina nada a ninguém" - Disse Sócrates (corroborado por Ruben Alves). A falta de equilíbrio do educador pode conduzir o aluno para um conhecimento radicalizado,pautado por extremidades... isso é privilegiar a imbecilização.
ResponderExcluirBelo post.
Parabéns!