“Presos ou soltos, nós, seres humanos, somos muito cegos e sós. Quase nunca conseguimos transcender os nossos estreitos limites para enxergar os outros e a nós mesmos sem projetar o nosso próprio vulto na face alheia e a cara dos outros na nossa.”
Visite meu arquivo .
Pesquisar este blog
domingo, 14 de junho de 2009
Quando e porque fazer terapia?
Por que procurar um psicologo? Quando deve ocorrer? Todos precisam de terapia? "A terapia psicológica, psicoterapia ou aconselhamento (o nome não faz tanta diferença) é aquele processo pelo qual você irá conhecer mais sobre você mesmo(a) e conseqüentemente encontrará recursos (poderes) que estavam adormecidos para solucionar os problemas que podem estar lhe incomodando. Todos nós , em certa medida, passamos por situações que nos angustiam, nos dividem e nos fazem acreditar que a felicidade e a paz são sonhos inatingíveis. Sempre podemos superar os limites e buscar, em meio as dificuldades, o equilíbrio, a satisfação e a felicidade do viver.
O papel da terapia é ajudá-lo a identificar quais são estas dificuldades para transformá-las em situações compreensíveis e possíveis de solução ." Não considerando casos extremos onde a busca é inevitável por uma série de contingências que rodeiam algumas pessoas, como responder às questões acima, tão comuns na vida de quem abraça esta profissão? Por ser rotineiramente abordada sobre este tema, principalmente em situações "não clínicas" ( o clima descompromissado permite mais facilmente esta "investigação"), decidi fazer algumas pontuações, mesmo que de maneira extremamente sucinta e superficial.
Tento aqui responder à curiosidade que cerca um bom número de pessoas que apesar de se sentirem atraídas, não tiveram movimento de busca ou por inibição, ou por não terem conhecimentos mínimos do que seja. Sendo assim... Quando as coisas se confundem... Quando a infelicidade parecer ser maior do que a que podemos suportar... Quando cremos que o destino nos prega peças... Quando nos sentimos vítimas das situações que nos envolvem... Quando nos percebemos excessivamente queixosos... Quando atribuímos a outros a responsabilidade que é nossa... Quando sentimos desconforto emocional...parece nada estar bom... Quando não percebemos que podemos optar... Quando não percebemos nossa impotência... Quando sofremos perdas significativas... ...creio que a decisão de buscar um processo terapêutico seja bastante acertado. "Mas a psicóloga não vai resolver o meu problema..." .É correto.
No entanto, é esperado que este indivíduo descubra junto a este trabalho clínico, não só caminhos alternativos como também que passe a enxergar a problemática de uma outra maneira, sem tanta dor. Conseguir ver o outro lado da moeda faz com que as pessoas redimensionem a situação e com isto passem a lidar com ela de maneira menos extenuante. "Isto é coisa para louco e eu não sou..." Argumentos deste tipo ainda, infelizmente existem. Geralmente acompanham pessoas que além de serem radicais, tem sua vida pautada naquilo que o outro vai pensar. Estão presas a estereótipos consagrados por uma cultura ultrapassada. Muitas vezes são os que mais precisaria deste tipo de ajuda. "Eu não preciso deste tipo de auxílio; eu sei lidar com a vida...",
Mesmo que apresente alterações de humor, visíveis pelas pessoas que com ela convivem. Mostram temor em se expor, em serem vistas; trata-se de pessoas que tem muito medo de si mesmo, fantasiando culpas e, portanto punições. Não conseguem perceber como esta onipotência é pesada. Verdades cristalizadas, sustentadas e perpetuadas, absorvidas no seio familiar, nunca repensadas são, muitas vezes as causadoras de transtornos emocionais que serão minimizadas, clarificadas, atenuadas ou resolvidas através do conhecimento de si próprio, através do diálogo consigo mesmo, intermediado e traduzido pela figura do terapeuta; o refletir, o voltar-se para "dentro", o buscar as razões, embora algumas vezes dolorido (outras vezes gratificantes), traz a tona aspectos até então adormecidos mas nem por isto menos atuantes.
A constatação mais evidente desta situação são as tão faladas doenças psico-somáticas; aparecem sob forma orgânica como mais um aviso de que as coisas não vão bem. Quero enfatizar que embora tenha pontuado alguns exemplos quase que a justificar o envolvimento com o processo terapêutico, o grande objetivo deste trabalho é o crescimento pessoal que fatalmente vem em decorrência auto-conhecimento, independente de ter-se ou não alguma queixa específica.
É através do relato oral projetando o pensamento ( que deve estar carregado de emoção), que se chega a descobertas. O sentir, o reviver, o trazer para dentro do consultório, episódios eleitos pelo próprio indivíduo faz com que pouco a pouco se inicie a discriminação e o reconhecimento interior, tão necessários para a saúde mental; o entrar em contato com nossas "coisas", com nossos conflitos, nem sempre é "leve" mas com certeza é passar a conviver com as verdades, tão fundamental para o real fortaleciment o. O ter para si a "posse" daquele horário e local onde tem-se o direito de ser por inteiro, falar o que quiser, explorar temas escolhidos, buscar fundamentos, falar e aprender a ouvir a própria voz numa interação de empatia com o terapeuta, o ter o espaço próprio, diante de tanta solicitação da vida, é uma situação não só gratificante como enriquecedora. Por ser um trabalho pessoal, o vínculo só se concretizará, só se estabelecerá propiciando mudanças, se a entrega real, verdadeira, se a opção vier de foro íntimo e não cumprindo "ordens" de parentes bem intencionados que sugeriram este tipo de tratamento.
Evidentemente que colhemos opiniões aqui e acolá mas que estes argumentos tenham servido para convencer sinceramente e não como alguns casos que dão este passo para livrar-se de tantos "palpites" trazendo no seu bojo a resistência e a descrença; neste caso a busca é infrutífera. É a pessoa que tem que querer, ninguém mais, pois o desejo é do outro e não dele mesmo. Há necessidade ímpar de disponibilidade interna.
O investimento em nós mesmos é não só um direito como um dever que todos temos pois, ao passarmos por exemplo, da autocomiseração, da fragilidade, do choro lamentoso, da pseudo-alegria ou simplesmente da situação rotineira e comum para um estado emocional realmente fortalecido, passamos a atingir aqueles que nos rodeiam de maneira também positiva e criativa. É por este motivo por exemplo que não são raros os casos de encaminhamento para terapia a mãe ou o pai ao invés do filho que está apresentando algum problema. Identificou-se neste caso o quanto são os pais os geradores destes conflitos que despejaram nos filhos suas angústias, seus temores, seus anseios, suas expectativas. Sentimentos tais como inveja, rejeição, raiva, tão comuns nas relações familiares, por serem condenados na nossa cultura, geralmente são negados sendo, por conta disto canalizados de forma distorcida gerando irritação, autoritarismo, ausência de compreensão.
O nível de exigência entre marido e mulher são também muitas vezes o causador de discórdias conjugais pois é difícil aceitar do outro o que ele pode dar e não o que eu quero que ele dê; este é um caso que tipifica a confusão emocional por ignorarem que são pessoas diferentes embora haja forte afeto; são aqueles casos que se sustentam pela cobrança e queixa no dia a dia: "...você poderia ter trazido... você poderia ter se lembrado..." ficando o estabelecido, sempre neste tempo verbal (poderia, gostaria) acompanhado do complemento "...se você gostasse... se você quisesse..." Renunciar as próprias vontades significa renunciar a si mesmo e, quando "acordamos", percebemos que somos muito mais fruto daquilo que pensam que somos do que aquilo que realmente somos. O assunto é extensíssimo e muitos outros fatores poderiam ser abordados. Jamais teria a pretensão de esgotá-lo. Ficam registrados aqui apenas uns poucos enfoques ilustrativos como pinceladas dentro de um trabalho desafiante. Comecei com perguntas e termino com elas: Quem é você além dos diversos papéis que desenvolve (pai, mãe, filho, namorado, profissional, amigo...)? Diante de todo este emaranhado, você consegue se olhar?
Matéria copiada do site: http://eneidasouza.sites.uol.com.br/menutextos.htm
Crescer !!
Caminho para a paz interior!
Crescer... É ser cada dia um pouco mais de nós mesmos. É dar espontaneamente sem cobrar inconscientemente. É aprender a ser feliz de dentro para fora. É buscar no próximo um meio de nos prolongarmos. É sentir a vida na natureza. É entendermos a morte como natural da vida. É conseguir a calma na hora do caos. É termos sempre uma arma para lutar e uma razão para irmos em frente. É saber a hora exata de parar e buscar um algo novo. É não devanear sobre o passado, mas trabalhar em cima dele para o futuro. É reconhecer nossos erros e valorizar nossas virtudes. É conseguirmos nossa liberdade com equilíbrio para não sermos libertinos. É sabermos que nada nem ninguém é totalmente bom ou mau. É exigir dos outros, apenas o que nós damos a eles. É realizar algo edificante. É sermos responsáveis por nossos atos e por suas conseqüências. É entender que temos espaço de uma vida inteira para crescer. É nos amarmos para que possamos amar os outros como a nós mesmos. É assumirmos que nunca seremos grandes, mas que o importante é estarmos sempre em crescimento.
Autor desconhecido
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Textos no arquivo :
- "A velha a fiar" - SESSÃO NOSTALGIA
- "COMO EU FUJO DE MIM"
- 13 Linhas para viver
- 35 anos para ser feliz
- A MENTE
- A alegria de ler Rubem Alves.
- A arte de julgar os outros
- A arte de ser feliz - a ótica do olhar-Cecília Meireles
- A árvore pelos frutos.
- A BAGAGEM
- A comprida sacola que arrastamos atrás de nós .
- A diferença pede licença.
- A difícil arte da paciência
- A dimensão esquecida: a vida interior-Leonardo Boff
- A doença como caminho
- A dor da alma
- A força que vem de dentro.
- A formiga Paulo Roberto Gaefke
- A FRASQUEIRA DE PANDORA
- A grande saúde e o sentido trágico da vida.
- A IDADE E A MUDANÇA.
- A importância da Falta de Memória
- A incrível geração de mulheres que foi criada para ser tudo o que um homem NÃO quer
- A influência da mídia na vida das pessoas.
- A INVEJA
- A massacrante felicidade dos outros-Martha Medeiros
- A mente do psicopata
- A Mente mente-Kuka
- A MORTE COMO CONSELHEIRA.
- A mulher invisivel
- A necessidade de aprovação e reconhecimento
- A nova consciência que está surgindo no mundo.
- a ovelha negra é a pessoa mais sadia da família
- A perfeição está em sermos imperfeitos
- A pessoa neurótica
- A prisão de cada um-Martha Medeiros
- A Raiva e o Coração
- A Realidade da Vida e a Realidade do Mundo.
- A sombra: ou você trata
- A sordidez humana
- A torrada queimada
- A utopia da melhor idade
- A Velhice é a prova de que o inferno existe...
- A viajem necessária- Edson piazza
- A VIDA
- A vida como um jogo.
- A vida é um baile de máscaras.
- A vida é um pêndulo
- A vida espiritual é um modo de amar-Thomas Merton
- A vida muda quando nossos pensamentos mudam
- A vida retribui - video
- A Vida.
- A vingança é prato que se come frio
- A voz do silêncio
- Abrindo a Porta
- Acalmar-se
- Aceitar é começar a ser feliz
- Afetos- o que pode o corpo.
- Afinidade-Artur da Távola
- Agressividade e Violência
- AINDA SOMOS MUITO BOAS NISSO.
- Albatrozes
- Amar é uma decisão
- Ambivalências
- AME A TI MESMO
- AME A TI MESMO COMO SE FOSSE O PRÓXIMO
- Amor de verdade
- Amor- próprio e auto-estima
- Analogia do relacionamento a dois com o jogo de tênis e o frescobol -Rubem Alves
- ANGÚSTIA
- Antes que eles cresçam.-Afonso Romano de Sant´anna
- Aprenda a saber dizer não-Flávio Gikovate
- Aprendendo a amar com os pássaros.-Oscar Wilde
- Aprendendo a mudar
- Aprendendo pelo amor ou pela dor -Luis Gsparetto
- Aquilo que existe em mim...-Kali Mascarenhas
- Arranje tempo para viver .
- Árvores
- As Mãos da Minha Avó
- As 10 dicas para elevar a AUTO-ESTIMA
- As Cartas Certas
- As máscaras que usamos
- As pessoas que gostam de ficar sozinhas e o mundo
- As sete verdades do Bambu
- As vantages de ser uma mulher madrura
- Às vezes
- Às vezes não choro por fraqueza
- ATÉ QUE A MORTE...-Rubem Alves
- Atitudes que Acabam com as Nossas Energias
- Autenticidade
- Autenticidade Consciencial
- Autenticidade ou transparência
- Auto conhecimento
- Auto-sugestão
- basta observar os sinais
- Borboletas e Pudim de Leite .
- Bruxos
- Cada dia é uma pequena vida...
- Cada um carrega o dom de ser capaz de ser feliz- video
- Caminhos
- Carta de Abraham Lincoln ao professor primário de um dos seus fillhos
- Carta de protesto de uma mãe para outra mãe
- Celebração aos quatro sentidos.
- Cinco maiores arrependimentos antes de morrer
- Ciúme e o medo de perder
- co-dependência
- Coletânea sobre felicidade - Ser feliz - Você realmente quer?
- Como a lagosta
- Como Combater A Inveja
- Como combater os monstros interiores
- Como conquistar a Boa Auto-Estima?
- Como Enfrentar O Sentimento De Inferioridade
- como espelho da alma
- COMO EU FUJO DE MIM
- Como saber se alguém está mentindo
- Como transformar o nosso adubo.
- Como você lida com a solidão?
- Compulsão por comer
- Concluindo etapas
- Conforto ou acomodação
- Conscientizar-se da própria sombra
- Conselhos de uma avó
- CONTA E TEMPO
- Convivência com o Próximo
- Convivendo Comigo
- Corações calejados-Letícia Thompson
- Coragem de mudar
- Cortando o cordão umbilical: Os problemas de sua família não são seus.
- Cotidiano dos moradores do Edifício Master
- Crescer ou não crescer-COLLETE DOWLIN
- Criando expectativas.
- Crônica da loucura-Luis Fernando Verrissimo
- Cuidado com o Mais e com o Menos
- Cuidado com os burros motivados.
- Cuidado com os Vampiros de Energia
- Cuide de você
- D e l i c a d e z a s
- DA MORTE PARA A VIDA.
- DAS VANTAGENS DE SER BOBO. Clarice Lispector
- DE CAPACHO A MULHER DOS SONHOS
- De coração pra coração
- Dedicado às mulheres que estão passando por uma renovação
- DEFINIÇÃO DE SAUDADE-Rogério Brandão
- deixe-o voar!
- dentista. Para dor da mente
- Dentro de você-Mario Prata
- Dependência química
- Depressão
- Depressão nem sempre é doença.
- Desabafo de uma mulher moderna
- Desapego X Apego-Dalai Lama
- Descansar e Curar-se
- DESPEDIDA DE UMA MAGISTRADA
- Despertadores - Desperta - dor-Roberto Shinyashiki
- Despertar da consciência.
- Determinação.
- Diferença entre conhecimento e sabedoria.
- Diga não à rigidez
- Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA)
- Dores do silêncio.
- É bom falar pouco; melhor ainda é nada dizer.
- Edelweiss.
- Egoismo
- Egoísmo ou individualidade?
- ELOGIO À LOUCURA
- Emoção não é defeito
- encerrando ciclos
- Eneagrama de Personalidade.
- Enterre os não consigo da sua vida
- Envelhecer - video
- Envelhecer com sabedoria.
- Envelhecimento físico e maturidade emocional.
- Envelhecimento Saudável
- Escravos da Tecnologia
- Escutatória
- Espelho - seu amigo ou inimigo
- Espelho-video
- Espiritualidade é Deus Deus é amor
- Essas defesas nos protegem?-José Angelo Gaiarsa
- esse ser tão imperfeito
- Estou farto de semideuses
- Eu envelheci
- Eu fui PT
- Eu gosto de ser velha.
- EU PROMETO FOI A ÚLTIMA VEZ.
- Eu te compreendo
- EXCESSO DE EXPOSIÇÃO NAS REDES SOCIAIS
- exige aprendizado
- Existe luxo maior do que ser feliz
- Falar muito sobre si mesmo .
- Família é prato difícil de preparar.
- Faxina interior
- Fazer faxina em mim
- Felicidade
- FELICIDADE ... É POR AQUI
- Felicidade não é algo fácil de se acreditar.
- Felicidade não é normal.
- Felicidade sem culpa .
- Feliz dia das crianças-Sonia Belotti
- Filho é para sempre
- Filhos girássois e filhos miosótis
- Filme – A Vila
- Fique amigo do seu 'sabotador interno'
- Fontes geradoras de grande sofrimento
- Frequência afetiva
- Fucionamento do cérebro masculino e cérebro feminino
- Gosto de gente
- Harmonia
- História do fracasso do sonho de Ícaro
- Hoje eu vou mudar-Paulo Roberto Gaefke
- HOMEM
- Homem maduro-Lisiê Silva
- Imaturidade psicológica
- Importância do autoconhecimento-Rosemeire Zago
- Individuação
- Individualidade e Egoísmo... é a mesma coisa?-Sirley R.S. Bittú
- Individualidade.
- Ingrid Dalila Engel
- Insatisfações...
- Invista no poder da gentileza
- Irritação tem cura?
- João e Mário.
- Juventude eterna
- Largue o papel de vítima para ser feliz -Rosemeire Zago
- Lave-se por dentro
- Liberdade
- Lidando com pessoas que acham você difícil
- Luz Sonhadora
- Mãe é tudo igual mas o endereço faz muita diferença.
- Mãe só falta asas para ser anjo
- Mágoa
- Manipulados e manipuladores.
- mas por estar cansada de ser forte
- Maturidade acalma
- Medo de Perder
- Mendigar amor
- Mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira
- Metade do couro-proraganda na TV
- Meu coração fica junto ao coração dela.
- Minha criança interior
- Mistura perfeita: Filosofia e Psicologia
- Mitomania
- Modo de usar-se-Martha Medeiros
- mora dentro da gente-Osho
- Morrer por dentro.
- morte e absurdo
- Morte e Envelhecimento.
- Motivação -VIDEO
- Motivações inconscientes de acontecimentos banais na vida das pessoas.
- Mudando padrões negativos
- Mudar
- Mudar é um ato de coragem
- Mude devagar-Henderson Júnior
- Mude sua vida- Mudanças
- Mulher aos 20 e aos 40 anos -Adriano Silva
- MULHER MADURA
- Mulheres Boazinhas Não Enriquecem
- Mulheres que não trabalham.
- Mundo Real
- não encontramos a felicidade
- Não existe vida errada.
- Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver .
- Não há consciência sem dor.
- Não repetir com os filhos os erros de nossos progenitores
- Não somos o avesso do jovem que fomos
- Não tenha medo de mudar.
- não tenho idade.
- Não vemos e não ouvimos as coisas como elas são
- Narciso acha feio o que não é espelho-Letícia Capriotti. Jota Ninos
- Necessidade de amor fusão-Flávio Gikovate
- Necessidade de aprovação
- Nietzsche e o Sofrimento-VIDEOS
- Ninguém sabe. De coisa alguma.
- No olhar a expressão da alma.
- NORMOSE
- Nós somos o mundo
- Nos tornamos as pessoas com quem mais convivemos.
- Nossa sombra
- Nossa sombra.
- Nossas sombras
- Nosso medo-Nelson Mandela
- Nossos velhos
- NOSTALGIA
- O alcoolismo e a conscientização.
- O amor-próprio
- O Ator principal do teatro da sua mente.
- O bem e o mal andam sempre juntos
- O bem e o mal no coração de todo ser humano.
- O caminho da loucura.
- O CAMINHO DA VIDA
- o câncer tem cura
- o cárcere da alma
- O CAVALINHO E A BORBOLETA
- O DIA EM QUE MORRI
- O EGOÍSTA E O INDIVIDUALISTA
- O espelho de dentro
- O fenômeno sobre o tempo
- O ferreiro
- O inferno não mora ao lado
- O inferno são os outros
- O lado sombrio de todos nós.
- O maior inimigo que temos de vence
- O mal que fazemos a nós mesmos
- O MEDO CAUSADO PELA INTELIGÊNCIA
- O menino e o pianista
- o mestre aparece.
- O novo ano não é um ano novo.
- O outro
- O PEQUENO PRINCIPE
- O peso que cada um carrega
- O PORÃO
- O potencial oculto do lado escuro da natureza humana.
- O que é felicidade
- O que é vida?
- O que há por trás da irritação frequente?
- O que nos leva a falar mal dos outros.
- O QUE PODE A PALAVRA .
- O real desejo delas...
- O reflexo Dora -Para refletir
- O relógio
- O Rio dos Sentimentos
- O segredo de uma vida transformada
- o segredo do amor -Paulo Roberto Gaefke
- O sentido da vida
- O seu pior inimigo é você mesmo.
- O SEXO FORTE . VOCÊ ACREDITA NISSO
- O silêncio cura .
- O Terror do Espelho
- O Terror do Espelho-Rubem Alves
- O universo conspira a nosso favor
- O Valioso Tempo dos Maduros
- O valor do sofrimento
- O violonista do metrô .
- ODE AO GATO-Artur da Távola
- Oficialmente velho
- Oi moço Poesia de Claudinei Dias
- Oniomania ou compulsão para gastar .
- Os Filhos-Gibran Kahlil Gibran
- Os fios da nossa vida.
- Os flamboyants-Rubem Alves
- Os parasitas emocionais
- Os problemas nos enviam avisos.
- Ostra feliz não faz pérola
- ou ela domina a sua vida
- Para celebrar o envelhecer
- Para dor de dente
- Para quem está sofrendo pelo fim de uma relação.-Glycia Emrich
- Para quem não tem o que fazer
- Para realizar nossos desejos precisamos reconhecer nossas necessidades
- Parabéns a todas as mães más.
- Parar
- Partidas e chegadas
- PAZ - VAMOS SEMEAR ESSA IDÉIA .
- Pedido de demissão
- Pelo amor não pelo esperma .
- Pensamentos para sempre lembrar
- Perdas necessárias
- PERDAS SÃO COMO FERIDAS.
- Pessoa reativa versus pessoa sensível .
- Pessoas boazinhas demais.
- Pessoas Sensíveis
- POR QUE AS PESSOAS GRITAM
- Por que cativar
- por que não faço?
- Por que pensar cansa?
- Por que sabotamos nossa felicidade?
- Porque meu silêncio ...
- Preste atenção em sua vida .
- Projeto de Vida
- Psicoterapia: o difícil encontro consigo mesmo
- Pulsão.
- qual é a sua?
- QUAL O MELHOR CAMINHO?
- QUANDO A EDUCAÇÃO DÓI: MÃES TÓXICAS
- Quando e porque fazer terapia?
- Quando eu me encontrar...
- Quando falar é agredir.
- Quando o discípulo está pronto
- Quando se perde a alegria de viver .
- Quando se vive em cubos-Ed França/ A VIDA É INSEGURANÇA-OSHO
- Quatro Meses de vida
- Que livro é você ?
- que nada mais é que uma ideia mantida na mente .
- Que o amor sempre comande nossas ações
- Que sentimentos me movem em direção a tal atitude?
- Quem diz a verdade nem sempre está sendo transparente e honesto.
- Quem é o gato afinal?-Fernando Sabino
- Quem é você de verdade
- Quer ser feliz de verdade? - Rubem Alves
- Quero viver numa redoma de vidro
- Raiva é frustração
- Raiva e Ódio - Emoções Negativas
- Refazendo escolhas
- Reféns de alma
- Reflexão sobre o Feminino (Entendendo a Mulher)
- REFLEXÕES PSICOTERAPÊUTICAS SOBRE UM GIRASSOL
- Rejeitar-se
- RENASCE EM MIM
- Resgatando almas
- Saiba por que seus medos são imaginários.
- Sair de cena faz parte do show.
- Saúde mental -Rubem Alves
- Se eu fosse eu ...
- Se eu sei o que devo fazer
- Se você deseja algo
- Seja autêntico em 10 pontos
- Seja o cisne-Roberto Shinyashiki
- Seja quem você é.
- Seja um idiota-Arnaldo Jabor
- Sem aceitar a dor
- Sem tesão não há solução
- Sentimento de Culpas
- Ser bonzinho ou ser autêntico?
- Ser feliz não é pecado
- Ser mãe é difícil
- Ser o que se é
- Será que só sou eu
- Sete passos para superação do Controle do EGO
- Sexualidade é a capacidade de sentir prazer-Marcial Salaverry
- SILENCIAR SENTIMENTOS PODE COLOCAR A SAÚDE EM RISCO
- Sobre os felizes
- Sobrevivendo
- Solidão
- Solidão-Estar só é diferente de ser solitário.
- Somos quem somos ou quem escolhemos ser?
- Sua vida em suas mãos.
- Tá doendo ?
- TANATOLOGIA- A DOR DA MORTE
- Tempo de travessia
- Tempo de travessia.
- Tenho inveja-Rosemeire Zago
- Tenho tempo
- Teoria Do Caos .
- terapia
- Tirando a Máscara
- Todo o Universo Conspira a seu favor
- Tome a sua vida em suas próprias mãos.
- Transformação interior-video
- TRIBUTO AO PSICÓLOGO
- Tudo que somos
- Um dia de cada vêz
- Um dia só é pouco para homenagear as mulheres
- um eterno aprendizado
- Um homem chamado Alfredo
- UM NOVO DESAFIO
- Um novo dia começa para ser feliz.
- Um olhar amoroso sobre si mesmo.
- Um presente aos filhos no dia dos pais
- Uma carta de reconciliação
- Uma estrela se apagou - Michael Jackson-Eduardo Pena.
- Use A Raiva A Seu Favor
- Vamos filosofar
- vampiros e avatares
- Vazio interior
- Velhice e morte são males necessários
- Verônica decide morrer
- Viagem Necessária
- Viciados em sofrer
- VIDA A DOIS
- Vida perfeita só no facebook
- Video espetacular
- Virada de ano-José Guilherme Vereza
- Vivendo a vida do outro
- Vivendo de forma assertiva.
- Viver
- Viver a própria vida
- Viver com medo .
- VIVER DESPENTEADA
- Viver é sofrer
- Viver mata! Lide com isso
- VOCÊ É TOTALMENTE RESPONSÁVEL POR TUDO QUE LHE ACONTECE
- Você é um Envelhescente?-Mario Prata
- Você é uma pessoa curiosa?-Luis Fernando Verissimo
- Você já olhou para dentro de si ?
- Você já validou alguém hoje
- Você não é perfeito? Que bom!!!
- Você possui algum grau de bipolaridade-video
- Você sabe lidar com os conflitos
- Você tem MEDO ou RAIVA do DINHEIRO
- Você vai viver até os 90 anos - como pretende chegar lá?
- Vôo do condor .
"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe
"Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!"
Clarice Lispector
Mudanças
"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe
"Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!"
Clarice Lispector
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pela visita.
Volte sempre!!
Rejane