"Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário." (Provérbio japonês)



“Presos ou soltos, nós, seres humanos, somos muito cegos e sós. Quase nunca conseguimos transcender os nossos estreitos limites para enxergar os outros e a nós mesmos sem projetar o nosso próprio vulto na face alheia e a cara dos outros na nossa.”

Visite meu arquivo .

Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O novo ano não é um ano novo.

                                 
                     - Novo ano, não no calendário, mas dentro das nossas vidas -


Por : Daniel Cândido da Silva

"O novo ano não é um ano novo. É a continuidade da vida com um interlúdio festivo. Não mudamos porque o ano seja novo! Mudamos porque a vida nos bate na cara, ou porque a nossa inteligência e o nosso amor nos dizem que devemos ser mais humildes aqui ou mais reivindicativos acolá, mas sempre mais humanos! E ser mais humano não é deixar cair os nossos legítimos interesses e direitos, mas usá-los como quem sabe que possui uma força que deve ser habilmente conduzida, e não uma verborreia de impropérios que apenas nos satisfaz momentaneamente.

O mundo não muda de repente, que não pelas ações individuais que se vão tornando colectivas por contágio. Um dos grandes males é a nossa omissão em muita coisa. Dizermos que não fazemos mal a ninguém, pode ser afinal maior erro do que o erro em si. Devia haver o Dia Internacional da Responsabilização por Omissão. Muitos pecados sociais são precisamente o da nossa não ingerência, não como quem invade ou abusa, mas como quem deixa uma palavra que pode salvar situações e pessoas. Pode ter o custo da reputação, do amor próprio ou outra coisa qualquer, mas é nestas supostas minudências que se prova um Homem!

Imprescindível, pois, não são os votos de boas festas ou muitas passas, mas a disponibilidade que possamos ter para nós mesmos e para os outros, numa vertente concertada de espaço inter-relacional. E que o sonho, a paz e o amor comandem a lista das nossas prioridades em gestos simples mas efetivos do quotidiano. Então sim, será um novo ano, não no calendário, mas dentro das nossas vidas."





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita.
Volte sempre!!
Rejane

Textos no arquivo :

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe "Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!" Clarice Lispector

Mudanças


"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe





"Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!"



Clarice Lispector