"Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário." (Provérbio japonês)



“Presos ou soltos, nós, seres humanos, somos muito cegos e sós. Quase nunca conseguimos transcender os nossos estreitos limites para enxergar os outros e a nós mesmos sem projetar o nosso próprio vulto na face alheia e a cara dos outros na nossa.”

Visite meu arquivo .

Pesquisar este blog

domingo, 4 de novembro de 2012

Ser o que se é.


"Nunca é alto o preço a pagar pelo privilégio de pertencer a si mesmo."



                        “Ser o que realmente se é”

Por: Maria de Jesus M. da Fonseca 

"Ser pessoa é ser processo. Nesse sentido, ser pessoa não é um objectivo que se atinja e no qual se repouse estaticamente.

Ser pessoa é ser continuamente devir, é ir-se fazendo e construindo sem que nunca possamos dar como acabada a construção. O destino do homem é este: Tornar-se pessoa, fazer-se, fazer-se em cada momento, ser movimento e processo. “Para alguns ser o que se é, é permanecer estático. (…) Nada pode estar mais longe da verdade. Ser o que se é, é mergulhar inteiramente num processo. A mudança encontra-se facilitada, e provavelmente levada ao extremo, quando se assume ser o que verdadeiramente se é”



Rejeição: A fuga de ser quem se é!


por: Cátia Bazzan 

A rejeição faz parte de oitenta por cento da vida das pessoas que vem ao consultório de terapia holística. Esse sentimento que consome tanta energia acaba trazendo isolamento e solidão. Quem se sente rejeitado, acaba ficando sozinho e vítima do isolamento, vivendo apenas no próprio mundo.

Esse grande sistema que rege a vida de todos os indivíduos faz verdadeiros estragos nos corações humanos, pois é deixando de mostrar o que se é, que ele se restringe a fazer e a ser o que os outros querem que ele seja e faça. Se você não segue os mandamentos, está fora e é rejeitado de alguma forma.
Para os homens, esses mandamentos são: ser forte, inflexível e super responsável (e é assim que eles ficam doentes das pernas, dos pés e mais especificamente dos joelhos). O homem moderno tem que assumir muita responsabilidade. Isso é o que provoca stress e tensão emocional. Essa é a maior causa de tantos infartos e problemas de coração que eles têm. Entre as responsabilidades estão: assumir as empresas, a casa, família (esposa e filhos) e uma sobrecarga que alavanca tantas debilidades...

Claro que não é só disso que o homem adoece, mas na grande maioria, quando adultos, é por onde as doenças começam.

E quem não está nesse conjunto está sendo julgado ou sendo vítima de inveja do time masculino, é ou não é?

As mulheres também tem muitas sobrecargas, mas nelas a maior tensão está nos ombros, pescoço coluna e mãos, que suam de tantos afazeres. Quem conhece as figuras dos Deuses Hindus já deve ter visto uma Deusa que tem muitos braços (Deusa Lakshmi). Esta é a representação da mulher que precisa se virar para dar conta de tantas coisas para fazer.

Para aquelas que não querem dispor de seu tempo para fazer 

o que ?normalmente? as mulheres fazem, sobra tempo para o mundo fútil. Grande parte delas se preocupam muito com a beleza externa e usam como recurso a cirurgia plástica para mascarar o verdadeiro eu. 

Será que o corpo que você tem não é o ideal para sua evolução? 
Esse método (que é tão eficaz para casos graves de correção), não pode ser usado para mostrar um corpo esbelto para os outros apreciarem. Será que você, que é mulher se sentirá feliz com isso? 

Aqueles sofrimentos, aquela baixa estima, aposto que não vão embora definitivamente após a intervenção cirúrgica. A plástica irá apenas remediar por um tempo, mas com o passar dos anos...

O poder de consumir por exemplo, está em primeiro lugar no ranking de quem leva uma vida boa?.

Pura ilusão! Essas mulheres só acordarão quando uma desgraça acontecer em suas vidas: uma doença grave, um acidente, um roubo, uma separação ou uma perda...

E quem não vive se matando de trabalhar ou nesse mundo de futilidades, está fora! Não faz parte do sistema.

O primeiro passo para ser aceito é reconhecer que você sofre de rejeição. Identificar e dar mão a palmatória. Reconhecer que você se sente assim e que precisa curar esse sentimento.

Depois, identifique todas as possibilidades, pessoas e situações que afloram rejeição em você, deixe seu orgulho de lado e aguarde um sinal do universo para saber o que fazer.

Enquanto você não se sente muito bem com relação a isso, faça o que você gosta e se sente bem em fazer, sem rejeitar ninguém, sem exclusões e principalmente: expresse suas vontades e não aja de acordo com as vontades alheias. Só essa postura já trará grandes benefícios a você. Se você for merecedor e estiver entregue para receber a cura, você será levado a caminhos para assim ser.

Por último, tente transmutar esse sentimento de rejeição por enfrentamento e coragem. Seja você mesmo!

Hoje eu vejo que já fui essa vítima e quando penso que curei, lá vem alguém ou alguma situação para me pegar de novo. Mas eu nem penso em me entregar ao mundo dos outros, eu enfrento e reajo!

Faça você mesmo, você consegue! Afinal, curar rejeição faz parte da evolução do ser humano. 


,

2 comentários:

  1. A natureza está em constante mudança não? e mesmo quem está "permanente" esta apenas ao nosso olhar, acho! amei o texto, estamos diante do eu, grande espirito forte "Eu"! abraços

    ResponderExcluir
  2. "Viver é ser outro. Nem sentir é possível se hoje se sente como ontem se sentiu: sentir hoje o mesmo que ontem não é sentir - é lembrar hoje o que se sentiu ontem, ser hoje o cadáver vivo do que ontem foi a vida perdida."

    Fernando Pessoa.

    Beijo.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita.
Volte sempre!!
Rejane

Textos no arquivo :

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe "Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!" Clarice Lispector

Mudanças


"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe





"Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!"



Clarice Lispector