"Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário." (Provérbio japonês)



“Presos ou soltos, nós, seres humanos, somos muito cegos e sós. Quase nunca conseguimos transcender os nossos estreitos limites para enxergar os outros e a nós mesmos sem projetar o nosso próprio vulto na face alheia e a cara dos outros na nossa.”

Visite meu arquivo .

Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Como saber se alguém está mentindo.


" O homem que não sabe mentir não conhece a verdade"
Nietszche


As pessoas mentem por vários motivos diferentes, mas em quase todos os casos o inconsciente de quem mente é mais forte e o acusa por meio de sinais quase imperceptíveis. Esses sinais que indicam mentira podem ser detectados, contanto que os conheçamos.Aqui estão algumas dicas para saber se uma pessoa está mentindo ou não. Contudo, sempre tenha em conta que nenhuma regra se aplica para todos os casos, pois:


  • Pode ser que a pessoa tenha algum “tique” e que não esteja mentindo. Certifique-se sobre isso antes de julgar alguém.
  • Há uma só verdade, mas muitas maneiras de mentir. Tenha cuidado, pois muitas pessoas que costumam mentir constantemente, não balbuciam e lembram de tudo que disseram sem cometer equívocos.
  • Em algumas culturas, olhar nos olhos é uma falta de respeito. Por isso não assuma imediatamente que só por isso a pessoa esteja mentindo.

          8 sinais de quem está mentindo



  1. Preste atenção na linguagem corporal da pessoa. Se ela não lhe olhar nos olhos enquanto fala, parece nervosa, ou atua de maneira incômoda, pode ser um sinal de mentira.
  2. Preste atenção se há erros no que a pessoa lhe diz, histórias diferentes em dias diferentes, diversos marcos de tempo, erros ao recordar detalhes, ou misturar as coisas.
  3. Verifique se a pessoa se opõe firmemente a responder alguma pergunta. A defesa extrema poderia significar que está tentando esconder algo.
  4. Note se a pessoa acusa você de mentiroso quando isso não for verdade. Isso pode significar que a pessoa está projetando sobre você algo que ela fez, para defender-se antecipadamente da acusação.
  5. Escute seu instinto. Você pode se dar conta quando uma pessoa mente. Se não estiver seguro, não tire conclusões precipitadas.
  6. Considere perguntar diretamente se a pessoa está mentindo. Muita gente se sente mal quando é descoberta e acaba revelando a verdade.
  7. Tente entender e escutar as razões da mentira.
  8. Observe seu papel enquanto alguém lhe mente. Você é alguém que se transtorna quando os outros querem lhe dizer a verdade?


            Linguagem Corporal 


  1. Linguagem Corporal Verdade ou Mentira
  2. Você sabe quando alguém está mentindo? Verifique a linguagem corporal e analise a situação em questão:
  3. 5 indícios mais comuns: Não são infalíveis, mas quando detectados indicam que você deve ficar atento
  4. Escondendo a boca A mão cobre a boca e o dedão pressiona a bochecha. O cérebro, subconscientemente está tentando esconder uma mentira. E se a pessoa cobre a boca enquanto você está falando, pode indicar que ela acha que você está mentindo.
  5. Coçar o nariz È uma versão sofisticada do ato de esconder a boca. Um toque rápido no nariz. Mas se a pessoas realmente tirar uma coceira, ela irá normalmente coçar ou azunhar e não apenas fazer um toque rápido.
  6. Esfregar o olhos Este gesto tenta bloquear a mentira que a pessoa vê, ou para evitar ter de olhar no olho da pessoa para quem está mentindo. Mentiroso não olha nos olhos quando mente. Ele gentilmente desvia o olhar antes de mentir, ou fixam o foco atrás de você.
  7. Azunhar o pescoço Com dedo indicador da mão com que a pessoa escreve logo abaixo do lóbulo da orelha. Um gesto de dúvida ou incerteza. São alguns pouco arranhões.
  8. Esfregar a orelha Esta é a versão adulta do gesto em que a criança tampa os dois ouvidos com as mãos para não escutar. Se o seu interlocutor fizer isso enquanto fala, é uma indicação de mentira. Se usado enquanto você fala, quer dizer que ele não apenas acha que você está mentindo, como ele considera ter atingido o limite da paciência.
  9. Outros indicadores Verdade ou Mentira
  10. -Mudança no tom de voz; -Mudança na velocidade da fala; -Travas no diálogo com uso excessivo de pausas e comentários como “hmmm”, “hã” ou “você sabe”, ou ainda limpar a garganta; -Virar o corpo para longe de você, mesmo que levemente; -De repente começar a mostrar a parte branca dos olhos acima ou abaixo das pupilas; -Movimentos nervosos com os pés ou pernas; -Brincar com as próprias roupas, como arrancar linhas soltas ou alisar dobras;
  11. - Discrepâncias entre o que diz e a linguagem corporal, por exemplo, dizer “não” e balançar a cabeça para frente e para trás (como se estivesse dizendo sim); - As pupilas de quem esta mentindo podem dilatar; - Quando alguém está mentindo, sorri menos que o habitual; - Também costuma a encolher mais os ombros; - Engolir em seco; - Esfregar as sobrancelhas; - Cruzar e descruzar as pernas; - Brincar com os cabelos; - Suor escorrendo da sobrancelha, caso não seja um dia quente.
  12. -Dizer não com muita freqüência; - Negação contínua de algum tipo de acusação; - Ser extremamente defensivo; - Prover mais informações do que o necessário; - Inconsistências no que está dizendo; - Satisfação, mas de maneira ofensiva; - Procurar usar uma barreira entre si e o interlocutor, tal como um móvel; - Calma incomum; - Evitar tocar alguém da intimidade; - Ficar hesitante, caso não o seja habitual; - Ficar em uma posição excessivamente relaxada, largada;
  13. -Excesso de rigidez e aumento de tiques nervosos; - Movimentos pouco naturais ou limitados das mãos e dos braços; - Elevar os ombros em sinal de descaso; - Não apontar; Flutuações pouco usuais na forma de falar, na escolha das palavras e na estrutura das sentenças; - Não usar pronomes enquanto fala. Atenção para a análise do contexto. Não generalize.
  14. Detectando a Verdade A palma da mão aberta indica honestidade, verdade e até submissão. Mentirosos geralmente escondem a palma das mãos. Logo, se você quer enfatizar de que está dizendo a verdade, use vários movimentos com a palma das mãos à mostra.

"MENTIRA É DIZER SER VERDADE AQUILO QUE É FALSO A FIM DE INDUZIR O OUTRO AO ERRO.

Pesquisas mostram que todos mentem de uma forma ou outra e, assim sendo, a dificuldade da psiquiatria está em descobrir qual é a mentira patológica ."
             Leia mais sobre o tema: Psiqweb

Como saber se alguém está mentindo.

Linguagem corporal

6 comentários:

  1. Amiga. Gosto muito de prestar atenção na linguagem corporal e nos olhos. Esses, não enganam. Beijos. Adorei a postagem.

    ResponderExcluir
  2. Oiee!!
    Q post interessante!!
    Me lembra da obra de Pierre Weil...>O corpo fala....e como fala!!!
    Bjss♥ e bom fds

    ResponderExcluir
  3. Excelente postagem! Eu também observo muito a coerência entre palavras e expressões e a linguagem corporal! Pois "O Corpo Fala"!
    aproveito para convidá-la a passar lá no blog pois tem um selinho de presente para você! bjs
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  4. Olá Menina: JURO que sou do tempo em que se valia à pena ser criança e adolescente, viu? KKKKKKKK!!!!! Grato p/ visita e comentário. Abrçs. Roy Lacerda.

    ResponderExcluir
  5. O que as pessoas pensam que elas são, é o que está se relacionando com o que a pessoa acredita que as outras são – e vice-versa. Assim, a única coisa que está se relacionando é, pensamento com pensamento.

    Tô seguindo!

    Edson Carmo

    ResponderExcluir
  6. Estava nalisando um caso de um menino vítima de violencia / abuso sexual que primeiramente estava OMITINDO informações em razão da Sindrome do Segredo imposta pelo Agressor (pai de um dos amiguinhos dele) e depois com o consentimento do Pai, em razão da ameaça de emprego, cuja chefia era de pessoas ligadas ao Agessor. Em princípio começou a negar tudo, MAS logo depois ao ser acareado com outros colegas começou a chorar. Seria este um bom indicativo. considerando que ele frequentava bastante a casa do pedófilo e que foi visto pelos amiguinhos sendo violado pelo Cafagste.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita.
Volte sempre!!
Rejane

Textos no arquivo :

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe "Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!" Clarice Lispector

Mudanças


"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe





"Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!"



Clarice Lispector