"Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário." (Provérbio japonês)




quarta-feira, 14 de julho de 2010

Aceitar é começar a ser feliz .





                                                        
"Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser"

por Carlos Hilsdorf


Há momentos na vida, onde tudo parece estar perfeito, maravilhoso, melhor que o sonhado. Muitos desses momentos têm continuidade e nos permitem experimentar esta sensação de alegria profunda e realização, outros não. Alguns desses momentos são subitamente interrompidos por causas inesperadas, fatos inusitados e circunstâncias inimagináveis.
Uma amiga acaba de perder o bebê aos dois meses de gestação. Somente as mães compreendem em profundidade a dor oriunda de uma situação como essa. Nós exercitamos a empatia e imaginamos o que significa, mas por mais que nos sensibilizemos não podemos experimentar a mesma dor.
É conhecida a frase: a dor é inevitável, o sofrimento opcional. Nessas circunstâncias não é bem assim; para uma mãe ou futura mamãe que perde um filho em gestação, o sofrimento não é opcional, é uma realidade inevitável. Nessas circunstâncias, a frase deve ser adaptada para: "a dor é inevitável, a forma de enfrentar o sofrimento é opcional!".
Há circunstâncias na vida onde não possuímos controle ou possibilidade de interferência ao ponto de mudar os resultados: resta-nos não como consolo, mas como atitude inteligente e digna o exercício da aceitação.
Dentro das principais opções que temos para enfrentar o sofrimento estão: o desespero, a raiva, a indiferença, a mágoa, a ira, a revolta, a depressão, a alienação e a aceitação. A única que não agrava nossos problemas e possui efeitos benéficos é a aceitação.
O exercício da aceitação é tanto mais fácil e possível quanto maior for o nosso grau de consciência, maturidade e espiritualização.
Aceitar é ser verdadeiramente humilde diante dos fatos inevitáveis e das circunstâncias imutáveis. A humildade nos faz reconhecer o limite das nossas possibilidades diante do universo ao nosso redor. Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser.
Diante dessas situações, seja forte. O mundo é dos fortes, diria uma sábia amiga se estivesse ao meu lado agora que escrevo este artigo. A verdadeira força reside nas capacidades de aceitação e de recomeçar.
Compreender as coisas, nem sempre diminui a dor e o sofrimento, mas nos permite optar por enfrentar a dor e o sofrimento com inteligência, dignidade e resignação.
Chamamos de resiliência a capacidade psicológica de, submetidos a fortíssimas pressões, conseguirmos retornar ao equilíbrio e retomar nossas vidas, realizando um novo começo.
Nessas circunstâncias onde a humildade e a aceitação são nossas maiores virtudes, vale lembrar três reflexões:
1) A prece da serenidade: "Senhor dá-me a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar,coragem para mudar as coisas que eu possa e sabedoria para que eu saiba a diferença."
2) Uma reflexão que faço em meu livro Atitudes Vencedoras: "A fé é a certeza que fica quando todas as outras deixam de existir!"
3) Um conselho repetido muitas vezes por Omar Cardoso (pesquisador de astrologia e importante radialista brasileiro da década de setenta): "Todos os dias sob todos os pontos de vista, vou cada vez melhor!"
Estas três reflexões juntas nos permitem compreender que humildade e aceitação constituem o princípio da serenidade; que nossa fé deve ser superior a nossas dores e sofrimentos, mesmo quando não podemos compreender porque determinadas coisas aconteceram, justamente quando tudo parecia perfeito, e; que a certeza de um amanhã, de um renascer onde poderemos estar melhores a cada instante, deve nortear nosso recomeço.
Seja qual for a dor que te aflige, opte por enfrentar o sofrimento pela via da aceitação: a dignidade desse caminho lhe fornecerá as forças para renascer e recomeçar e assim como a mitológica ave Fênix, você renascerá das próprias cinzas (do sofrimento que vem lhe consumindo).

Viver é renascer e recomeçar a cada dia, como repetia com profundo amor Francisco Cândido Xavier: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".
Por mais difícil que seja este momento, ele não é o fim. Acredite, pode até parecer, mas não é o fim.
Pratique a humildade, aceite a realidade e recomece, recomece sempre...
Quanto mais cedo você exercitar a aceitação, mais cedo começará a ser feliz...
Seja forte!

13 comentários:

  1. Que gostoso esse post. A mensagem é perfeita.
    Sem aceitação, principalmente a própria, como queremos que sejamos aceitos? Acredito mesmo que tudo parte da gente e o mundo nos trata da maneira que nos tratamos.

    Excelente!
    bjs e bom dia

    ResponderExcluir
  2. Devemos sempre mudar, procurando a felicidade. Mudança é vida. É renovação. Volte logo. Estamos com saudade. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. O mais vulgar dos absurdos é não aceitarmos os meios para atingirmos aquilo que queremos .

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Rejane, passei por aqui e gostei tanto do seu blog que voltarei outras vezes.

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Rejane, querida

    Nossa vida é um eterno recomeçar e aceitação, de fatos que nos fazem sofrer, nem sempre é fácil, mas necessário!

    Parabéns pelo texto! Você escreve com clareza, sensibilidade e elegância!

    Beijocas mil...

    Lia
    Blog Reticências...

    ResponderExcluir
  6. Oi Rê, boa escolha o texto do Carlos Hilsdorf. O primeiro dele que tomei contato era sobre desenvolvimento humano, e a clareza e condensação do assunto tão vasto me encantaram. Quando descobri que é palestrante, logo entendi, o que não diminuiu minha admiração, uma vez que demanda pesquisa séria sobre as mais diferentes áreas.

    Deste tema, destaco o que entendo como essencial: a aceitação está intimamente ligada à conscientização dos porquês acerca dos sofrimentos que vivemos, o que parece acontecer com um grau suficiente de maturidade - que não basta, se não houver um desenvolvimento espiritual pertinente. Disto tudo resulta um processo cujo fruto maior é a serenidade, a humildade em crescimento e a dignidade em aceitar tudo que compreendeu...nada fácil, mas imprescindível pra seguir a caminhada...a gente sabe o quanto, né amiga??

    Hoje tô conversadeira...rs...chega, né?!
    Beijão, queridona.

    ResponderExcluir
  7. Olá Rejane .. tá sumida amiga.. tudo bem com vc? Espero que sim!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Amiga!
    Tem selinho prá ti lá no meu blog...
    bjkas

    ResponderExcluir
  9. AMIZADE
    Não é receber, é dar.
    Não é magoar, é incentivar.
    Não é descrer, é crer.
    Não é criticar, é apoiar.
    Não é ofender, é compreender.
    Não é humilhar, é defender.
    Não é julgar, é aceitar.
    Não é esquecer, é perdoar.
    Amizade..
    É simplesmente AMAR.
    Feliz dia da amizade.

    ResponderExcluir
  10. Querida amiga Rejane

    Hoje estou passando para agradecer
    a sua amizade.
    Amizade que torna a vida preciosa.
    Que enche de cores as minhas palavras.
    Que me faz ainda mais feliz,
    com o afeto distribuído
    a cada visita,
    a cada comentário
    e a cada palavra escrita
    no livro dos meus dias.

    Sua amizade me faz melhor.

    ResponderExcluir
  11. Oi querida amiga Rajane. Boa semana para você. Viagens

    ResponderExcluir
  12. Querida amiga Rejane

    Hoje estou passando para agradecer
    a sua amizade.
    Amizade que torna a vida preciosa.
    Que enche de cores as minhas palavras.
    Que me faz ainda mais feliz,
    com o afeto distribuído
    a cada visita,
    a cada comentário
    e a cada palavra escrita
    no livro dos meus dias.

    Sua amizade me faz melhor.

    ResponderExcluir
  13. MUITO BOM SEU ESPAÇO, E COM ELE APRENDI MUITO TAMBEM... GOSTEI.
    SOBE O TOPICO QUE VC COMENTOU, SOBRE ACEITAÇAO, É AQUELA ORAÇAO SERENIDADE NECESSARIA PRA ACEITAR O QUE NAO POSSO MUDAR E CORAGEM PRA MUDAR O QUE POSSO ...SABEDORIA PRA DISTINGUIR UMAS DAS OUTROAS, PAZ A VOCE QUERIDA.. BJOS ISA

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita.
Volte sempre!!
Rejane

Visite meu arquivo .

Textos no arquivo :


"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe





"Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!"



Clarice Lispector