"Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário." (Provérbio japonês)




domingo, 2 de maio de 2010

Carta de Abraham Lincoln ao professor primário de um dos seus fillhos


http://3.bp.blogspot.com/_TzBPnzBB4oo/SUQbB_OZrwI/AAAAAAAAAfw/QJ1HIA_GxbQ/s320/AbrahamLincolnPortrait.jpg





"Caro Professor


Ele terá que aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, por cada vilão há um herói, que por cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que por cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros mas deixe-o também perder-se com os pássaros do céu, as flores do campo, os montes e osvales.

Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos. Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.

Ensine-o a ouvir a todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando está triste, e explique-lhe que por vezes os homens também choram. Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.

Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.
Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e também fé em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.

Eu sei que estou a pedir muito, mas veja o que pode fazer, caro professor. "

Abraham Lincoln, década de 1830, 16º Presidente dos EUA


2 comentários:

  1. Esse é um texto escrito a tanto tempo e que tem um conteúdo tão atual
    Isso acontece quando as mensagens ecerram verdades!!
    Muito legal!
    um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fica a lição de que é necessário que todo educador deve ter'equilíbrio'para poder manusear com conteúdos. "Não se ensina nada a ninguém" - Disse Sócrates (corroborado por Ruben Alves). A falta de equilíbrio do educador pode conduzir o aluno para um conhecimento radicalizado,pautado por extremidades... isso é privilegiar a imbecilização.
    Belo post.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita.
Volte sempre!!
Rejane

Visite meu arquivo .

Textos no arquivo :


"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe





"Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!"



Clarice Lispector