"Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário." (Provérbio japonês)



“Presos ou soltos, nós, seres humanos, somos muito cegos e sós. Quase nunca conseguimos transcender os nossos estreitos limites para enxergar os outros e a nós mesmos sem projetar o nosso próprio vulto na face alheia e a cara dos outros na nossa.”

Visite meu arquivo .

Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de março de 2010

E se tivesse sido diferente?








 Por  Martha Medeiros





"É comum pensarmos que, ao ficarmos parados no mesmo lugar, sem agir, sem mudar nada, estamos assegurando um destino tranquilo. Engessados na mesma situação, é como se estivéssemos protegidos de qualquer possível ebulição que nos inquiete. Sssshh. Quietos. Ninguém se mexe pra não acordar o demônio.

Não deixa de ser uma estratégia, mas falta combinar com o resto da população. As pessoas que nos cercam sempre interferirão no nosso destino. Se dermos uma guinada brusca ou permanecermos na rotina, tanto faz: o mundo se encarregará de trocar as peças de lugar nesse imenso tabuleiro chamado dia-a-dia.

Mas adianta fazer planos? Seja qual for o caminho que optarmos seguir, haverá altos e baixos. E isso é tudo. Se fizermos uma auditoria em nossas vidas, em algum momento questionaremos: “e se eu tivesse feito diferente?”. O diferente teria sido melhor e teria sido pior. Então o jeito é curtir nossas escolhas e abandoná-las quando for preciso, mexer e remexer na nossa trajetória, alegrar-se e sofrer, acreditar e descrer, que lá adiante tudo se justificará, tudo dará certo. Algumas vidas até podem ser tristes, outras são desperdiçadas, mas, num sentido mais absoluto, não existe vida errada".

(E se tivesse sido diferente?, Martha Medeiros)

3 comentários:

  1. Ficar parado não leva a lugar nenhum. O esperado é escolher um caminho, seguí-lo, fazendo os ajustes necessários, persistir em ser feliz e acreditar sempre. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Amiga. Adoro Martha Medeiros. Dá para perceber indo ao Arca. Muito bem escolhido o texto, como tudo aqui. Ainda não assisti VERÔNICA DECIDE MORRER. Este filme está passando no cinema ou está nas videolocadoras? Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rejane, vim conferir o post do filme, e me surpreendi com a escolha do texto da maravilhosa Martha. Já o conhecia, a surpresa se deu pelo sincronismo de temas semelhantes que encontrei hj nas minhas andanças pela net, e meu próprio post que vc viu no Tecendo Idéias. O movimento parece mesmo encadeado, a busca do equilíbrio e da compreensão da vida - sentido de estarmos aqui, o que fazer e a conquista da felicidade - é coletiva, envolvendo a reflexão mais apurada desse processo chamado "vida"...não te parece, amiga?

    E sobre o filme, vou assistir, certamente. Na nossa área vc sabe da importância de estar atualizada, e saber nunca ocupou espaço, não é mesmo??...rs

    Beijo e ótimo domingo!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita.
Volte sempre!!
Rejane

Textos no arquivo :

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe "Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!" Clarice Lispector

Mudanças


"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe





"Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!"



Clarice Lispector