"Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário." (Provérbio japonês)



“Presos ou soltos, nós, seres humanos, somos muito cegos e sós. Quase nunca conseguimos transcender os nossos estreitos limites para enxergar os outros e a nós mesmos sem projetar o nosso próprio vulto na face alheia e a cara dos outros na nossa.”


"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe





"Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!"



Clarice Lispector



sábado, 6 de fevereiro de 2010

Pessoas boazinhas demais .



                                                    Pessoas boazinhas demais .
                                 

"Ultimamente nem sequer me reconheço: calminha, contida, não digo o que quero (e arrependo-me), caladinha, dissimulada! E veja-se: nomeada para o prêmio Nobel da PACIÊNCIA.
A má notícia é que a caixinha de Pandora foi aberta e os "males" espalharam-se. Já que a mulher, segundo Hesíodo, é "um mal disfarçado de bem" (Teogonia), chegou a minha vez.
Acabou-se a diplomacia e a compreensão; acabou-se a mãozinha amiga do "oh, coitadinho, tu magoaste-me, mas eu entendo". 
                                                     
                                          
                              

Ninguém é necessariamente bonzinho o tempo todo, a realidade é esta. Não somos perfeitos, logo, onde há bondade demais sem nenhuma reclamação, devemos manter os dois pezinhos lá atrás. Sim. Os dois. Eu costumo acreditar naquela história do “se eu passar e minha sombra estiver torta na parede, eu volto e passo outra vez”.
Dai você diz: Ah, mas peraí, também não podemos viver desconfiando de tudo e de todos, né?

Ei, olhe em sua volta, é o mundo! Junte-se!
Você é perfeito? Existe alguém perfeito? Não. É só prestar atenção. É só ativar o seu desconfiômetro. Todo mundo tem seu momento de fúria. Todo mundo um dia explode. Se nunca explodiu, explodirá. Acredite. Por mais calmo que seja. O “concordar” com tudo o tempo todo é bondade demais para um ser humano, mesmo se este for o “Papa”, afinal até ele discorda e tem opinião PRÓPRIA.
Pessoas que se mostram boazinhas o tempo todo e vivem fazendo propaganda disso, normalmente são dignas de uma boa observação. Sabe quando a pessoa é efusiva demais? Muitos abraços, muitos sorrisos…Fazem-se de bobos para se dar bem com os outros e NUNCA agradecem OLHO NO OLHO.
A propaganda que vendem é a de que possuem um ótimo coração e são as melhores pessoas deste mundo. Ah, e sempre concordam com tudo. Em absoluto.
A realidade é uma só. Ninguém faz nada de graça pra ninguém.
Alguma vantagem o “bonzinho demais” quer. Ou esta bondade toda tem haver em querer agradar a família para conquistar o marido, ou na pior das hipóteses para puxar o tapete alheio.



Sorte daqueles que possuem amigos “rebeldes”. Rebeldes de se “rebelar” mesmo. Daqueles que falam tudo o que pensam na hora, discutem, tem opinião formada e nunca escolhem o verde porque você gosta de verde.

Amigo não é aquele que passa a mão na sua cabeça o tempo todo e sim aquele que briga, discute e te empurra pra frente a base do tapa, se descobrir que só assim você vai conseguir entender. 

Não quero semear a discórdia, mas comece a reparar naquele seu pseudo-colega que vive puxando seu saco, fazendo todas as suas vontades sem você pedir, que concorda até em ir para o Alasca contigo nas férias de verão, que está sempre pregando a teoria do “meu coração é enorme e eu tô aqui só pra agradar a tudo e a todos”. Sério. Alguma coisa este povo quer. 
E você só vai descobrir de duas formas: Ou no dia que esta pessoa conseguir o que queria (e daí você não vai servir mais pra nada) ou quando conseguir puxar seu tapete.
Rodeie-se de pessoas que pensam. Pessoas que tem opinião própria, que defendem o que pensa, que sabem pedir o que quer, que sabem falar não (sem medo de perder sua admiração), que se quiser fazer você de degrau pra conseguir alcançar o que quer, vai te pedir AJUDA e não lamber o seu chão.
Gosto da metáfora do cesto de laranjas. Se há uma podre, o melhor é tirá-la de imediato antes que contagie as outras. E é isso que tento sempre fazer na minha vida."


Desconheço a autoria

Fonte : http://byana.wordpress.com/

2 comentários:

  1. Uau!!!
    isso é o que penso, e tem mais o problema mesmo é quando uma pessoa passa a nao mais reclamar. exigir,ai tem plano B,o muito bonzinho é dissimulado e perigoso...bjossss

    ResponderExcluir
  2. Olá Rejane,
    Parabéns pelo novo layout;
    Perfeito texto; com certeza é assim mesmo!!
    Abraços...

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita.
Volte sempre!!
Rejane

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe "Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!" Clarice Lispector

Textos no arquivo :

Visite meu arquivo .