"Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário." (Provérbio japonês)



“Presos ou soltos, nós, seres humanos, somos muito cegos e sós. Quase nunca conseguimos transcender os nossos estreitos limites para enxergar os outros e a nós mesmos sem projetar o nosso próprio vulto na face alheia e a cara dos outros na nossa.”

Visite meu arquivo .

Pesquisar este blog

domingo, 14 de junho de 2009

Autenticidade ou transparência

                         Ser autêntico é... 


É ser uma pessoa verdadeira nos seus sentimentos, no seu dia-a-dia com as pessoas, ser sincera, correta. É uma pessoa que pensa, age, pensa de uma maneira própria! que não é igual as outras... pessoas que são elas mesmas acima de qualquer coisa! É uma pessoa que não liga pra moda, não liga pra o que os outros vão achar, ela tem seu estilo próprio e não abre mão de ser ela mesma custe o que custar... Alguém que não é falso. Pessoa sincera, e honesta. Legitimo! É ser ela mesmo .

Se ser autêntico é ser tudo isso, por que ser autêntico é tão difícil ? A pessoa verdadeira se conhece, se aceita e não depende da aprovação do outro, portanto,ela não se deixa manipular. As pessoas autênticas são individualistas e o individualismo é visto como egoísmo. As pessoas inautênticas temem conviver com os autênticos.Muitos se afastão dessa amizade, por não ser conveniente para elas.

Pessoas egoístas projetam seu lixo interior através de críticas aos autênticos chamado-os de egoístas.Elas se acham generosas quando abrem mão de suas vidas ,se colocando e se achando pessoas maravilhosas e altruístas , sem estar consciente que elas cobram um preço muito alto por essa generosidade,ou seja,manipular a vida do outro.
Ninguém faz nada de graça!! Pessoas assim, estarão se matando e matando outros nesse jogo interminável de MANIPULAÇÕES -um USANDO a VIDA do outro!

Ser verdadeiro é ser autêntico É não viver de aparências. É ter a coragem de dizer as suas próprias verdades, mesmo que para isso possa ser julgado ou criticado. É ser fel a sí mesmo , ainda que venha se defrontar com rejeições. É ser fiel àquilo em que se acredita . É viver e ser coerente com suas próprias crenças. É ousar viver em acordo com suas convicções.

Ser verdadeiro é ter a coragem de demonstrar aquilo que se sente e não temer mostrar a própria vulnerabilidade. Ser verdadeiro é correr o risco de ficar só e mesmo assim continuar.

Ser verdadeiro, enfim, é viver em paz consigo mesmo!



O que significa SER TRANSPARENTE  ?


 Difícil ser transparente? Às vezes, fico me perguntando porque é tão difícil ser transparente? Preferimos nos perder numa busca insana por respostas imediatas à simplesmente nos entregar e admitir que não sabemos, que temos medo!

Por mais doloroso que seja ter de construir uma máscara que nos distancia cada vez mais de quem  realmente somos, preferimos assim: manter uma imagem que nos dê a sensação de proteção... E assim, vamos nos afogando mais e mais em falsas palavras,  em falsas atitudes, em falsos sentimentos

Não porque sejamos pessoas mentirosas, mas apenas porque nos perdemos de nós mesmos e já não sabemos onde está nossa brandura, nosso amor mais intenso e não-contaminado.

Com o passar dos anos, um vazio frio e escuro nos faz perceber que já não sabemos dar e nem pedir o que de mais precioso temos a compartilhar, doçura, compaixão...  a  compreensão de que todos nós sofremos, nos sentimos sós,  imensamente tristes e choramos baixinho antes de dormir, num silêncio que nos remete a uma saudade desesperada de nós mesmos... daquilo que pulsa e grita dentro de nós, mas que não temos coragem de mostrar àqueles que mais amamos!




Porque, infelizmente,  aprendemos que é melhor revidar, descontar, agredir, acusar, criticar e julgar do que simplesmente dizer: "você está me machucando...  pode parar, por favor?". Porque aprendemos que dizer isso é ser fraco, é ser bobo, é ser menos do que o outro. Quando, na verdade, se agíssemos com o coração, poderíamos evitar tanta dor, tanta dor... Sugiro que deixemos explodir toda a nossa doçura! Que consigamos não prender o choro,  não conter a gargalhada, não esconder tanto o nosso medo, não desejar parecer tão invencível. Que consigamos não tentar controlar tanto, responder tanto, competir tanto que consigamos docemente viver... sentir, amar... E que você seja não só razão,  mas também coração,  não só um escudo, mas também sentimento.  Seja  transparente,  apesar de todo o risco que isso possa significar.


( Desconheço Autoria )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita.
Volte sempre!!
Rejane

Textos no arquivo :

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe "Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!" Clarice Lispector

Mudanças


"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma... Todo o universo conspira a seu favor!" - Goethe





"Sou sempre eu mesma,mas com certeza não serei a mesma para sempre!"



Clarice Lispector